EnglishEspañolPortuguês

Linha com cerol arranca asa de carcará em Campinas (SP)

21 de junho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
(da Redação)

Na manhã do último domingo (19) a equipe do PlaneTVet recebeu uma chamada da Polícia Militar Ambiental de Campinas (SP), para atender uma ocorrência envolvendo um carcará.

Ao chegar à 4ª Compania da Polícia Militar Ambiental, o médico veterinário Diogo Siqueira constatou tratar-se de mais um caso envolvendo aves de rapina e linha de pipa com cerol. A asa esquerda da ave estava pendurada e emaranhada na linha, havia fratura exposta dos ossos rádio e ulna (ossos do antebraço). Apesar da grave fratura, a ave estava com a aparência boa, mostrando que era um animal silvestre gozando de plena saúde antes do infortúnio acidente causado por uma pessoa no mínimo irresponsável.

Foto: Reprodução/ PlaneTVet

O médico veterinário Leonardo Ferrão explica que o carcará é uma ave de rapina, que pertence a mesma família dos falcões. “Ele pode ser encontrado em todo o Brasil especialmente no sudeste. Habita campos, cerrados, bordas de mata e centros urbanos. No quesito alimentação é um verdadeiro generalista, come frutos, insetos, répteis, roedores, lixo e carniça, o que explica sua ampla distribuição e diversidade de habitats”.

Após deixar a base da Polícia Militar Ambiental a ave foi encaminhada para atendimento. O animal foi anestesiado para uma melhor avaliação de seus ferimentos e a equipe de veterinários do PlaneTVet constatou que o membro fraturado estava retorcido e pendurado apenas por um pedaço de pele e já se encontrava em processo de necrose. A única alternativa foi a amputação da asa. O animal agora está em processo de recuperação e permanecerá em cativeiro, servindo de fonte para educação ambiental.

Empinar pipa com cerol é uma brincadeira estúpida que não prejudica apenas os animais, mas também o homem, oferecendo risco aos pedestres e motociclistas. Hoje mais um carcará perdeu a liberdade e amanhã?

Você viu?

Ir para o topo