EnglishEspañolPortuguês

Corpo de Bombeiros de SP orienta como pedir ajuda para um animal em situação de risco

20 de junho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Corpo de Bombeiros PMESP
[email protected]

O CBPMESP realiza atendimentos à população de todo o Estado de São Paulo e a ocorrência “Animais em locais de risco” faz parte de rol de atividades. Fizemos 485 resgates no ano passado. Como cidadãos temos os direitos e obrigações estabelecidos em lei e nós como órgão público temos fazer as nossas funções, e quem for acionar um órgão público, deve ter um responsável pela ocorrência  e não pelo animal.

Sugiro aos protetores que quando tiverem uma emergência como a relatada, que você proceda da seguinte forma: De acordo com o nosso protocolo:

1) Ligue 193
2) Informe  o que está acontecendo
3) Passe o local da ocorrência
4) Aguarde a confrmação da equipe a caminho
5) Fique no local para indicar onde está o animal/ou o local para onde ele foi levado.

O CBPMESP não tem local adequado para receber os cães, temos trabalhos belíssimos com outras ONGs em áreas diferentes, gostaria de propor que as ONGs  pudessem ajudar o CBPMSP nesse resgate de animais em locais de risco.

Já tentamos os contatos com Centro de  Zoonoses das prefeituras locais, fomos informados de que não tem recursos e vagas disponíveis para receber os animais capturados pelo CBPMESP e demoramos 9minutos e 26 segundo em média para ir ao local e retirar os animais dos locais de risco.

E para onde levamos?  Ocupo uma equipe de emergência? Temos 12.000 ligações por dia na grande SP.  Vocês podem ajudar o CBPMSP?

Pelo menos aqui em São Paulo, podemos estabelecer um protocolo de intenções onde direcionaríamos às ONGs  os animais capturados em local de risco.

Tenente Marcos das Neves Palumbo
Chefe do Setor de Comunicação InstitucionalCorpo de Bombeiros PMESP

Você viu?

Ir para o topo