EnglishEspañolPortuguês

Matança de gatos causa protesto em Rio Preto (SP)

19 de junho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Uma manifestação no Calçadão de Rio Preto, em SP, reuniu um grupo de protetores de animais neste sábado (18) de manhã para protestar  contra as mais de 50 mortes de gatos registradas na Represa desde o início do mês.

O presidente da Ajudaa (Associação Jurídica de Defesa Ambiental e Animal), Adalberto Amaral, disse que a mobilização teve como objetivo  reivindicar a instalação de uma delegacia especializada em proteção animal que possa tratar especificamente de casos de maus-tratos. “O projeto de lei 470/2011 prevê a criação de delegacias em municípios com população superior a 100 mil habitantes. E é isso que pretendemos conseguir para Rio Preto”, explica ele.

A professora Ângela Perozin pede atenção e ações do poder público. Ela cita o trabalho que desenvolve como modelo a ser seguido. “Eu recolho animais abandonados, geralmente encontrados doentes, e com meu próprio dinheiro cuido deles até que se reabilitem. Depois doo a amigos. Na minha casa ainda tenho oito gatos e quatro cachorros” afirma. Ângela acredita que essa ação possa ser adotada pela prefeitura.

A advogada Patrícia Carmona diz que a criação da delegacia depende  de uma decisão política, porque Rio Preto preenche os requisitos necessários. “Basta querer e seguir o que já é feito em São Paulo, Campinas, Santos e São Carlos”, afirma a advogada. Patrícia espera também que as leis em relação a maus tratos sejam revistas, porque, segundo ela, são brandas, com penas entre 3 meses e 1 ano de reclusão.

A estudante de medicina Lara Maria Pereira diz que uma parceria entre prefeitura e universidades seria importante para controlar a procriação de animais. “Rio Preto tem uma faculdade de medicina veterinária que poderia se aliar à prefeitura e trabalhar de forma conjunta. Seria bom para os alunos e para nossa causa”, diz.

A Arpa (Associação Rio-Pretense de Proteção aos Animais) e a Fauna (Francisco de Assis União Protetora dos Animais) também estavam representadas. A mobilização  começou a ser feita pela internet, logo depois da morte dos gatos na Represa de Rio Preto.

Os participantes afirmaram que esta foi a primeira ação para que consigam a instalação da delegacia. O caso da matança dos gatos da Represa está sendo investigado pela polícia.

Fonte: Rede BOM DIA

Você viu?

Ir para o topo