EnglishEspañolPortuguês

Condições de saúde dos animais são avaliadas na zona do vulcão Cordón Caulle

17 de junho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Por Danielle Bohnen (da Redação)

Foto: PrensAnimalista

Um grupo de profissionais realizará um diagnóstico da população animal vulnerável, a fim de arrecadar todas as informações necessárias para a elaboração e desenvolvimento de um plano de ação de emergência. A equipe técnica de CEFU (Controle Ético da Fauna Urbana), zona sul, foi coordenado pela Secretaria Regional Ministerial de Agricultura.

Segundo o jornal PrensAnimalista, para identificar e estabelecer o número e condição em que se encontra os animais na área afetada pela erupção do Cordón Caulle, o grupo CEFU irá ingressar na Zona Zero.

Macarena Zanelli, chefe da carreira de Medicina Veterinária da Universidade Santo Tomás e responsável técnica para a Zona Sul de CEFU, estará à frente do grupo. “Nossa tarefa é identificar a população animal em risco, determinar suas condições de saúde, alimentação e levantar informações suficientes a fim de elaborar um plano de contingência que facilite a evacuação, caso seja necessária”.

Susana Cortés, coordenadora de emergência de CEFU, diz que o grupo está em constante comunicação com as autoridades para estabelecer um plano de evacuação tanto de animais de grande porte, como vacas e cavalo quanto animais pequenos, como cães e gatos.

“Queremos evitar a mesma situação que aconteceu durante a emergência do Vulcão Chaitén. Vamos colocar todos os recursos técnicos, materiais e voluntários que sejam necessários para ajudar os animais”, disse Cortés. Explica ainda que o número de espécies na zona de desastre ainda é desconhecido.

Você viu?

Ir para o topo