EnglishEspañolPortuguês

Cão abandonado agonizando em Maringá (PR) é sacrificado

14 de junho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Cão foi mais uma vítima da crueldade e do descaso (Foto: Reprodução/odiario.com)

O cão que foi abandonado na madrugada de segunda-feira (13) no Jardim São Silvestre em Maringá (PR) morreu após um processo de eutanásia no início da tarde desta terça-feira (14) no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Segundo a gerente do CCZ, Marilda Fonseca de Oliveira, o animal sofria de cinomose na fase nervosa incurável. “O cão foi submetido, de acordo com a legislação vigente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, a uma pré-anestesia, depois a uma anestesia. Em seguida, quando já estava dormindo, foi aplicada uma injeção de cloreto de potássio que provoca parada cardiorrespiratória do animal”, explica.

Relembre o caso

O cão foi solto de um carro branco, e permaneceu agonizando, com espasmos e latidos de dor, numa calçada na Rua Pioneiro Celeste Fadel, perto da Polícia Federal. Como o animal aparentemente era bem cuidado, os moradores suspeitam que o tutor tenha decidido abandoná-lo depois dele ter ficado doente – um ato cruel e criminoso.

Antonio da Cunha Melo, 58 anos, foi quem relatou a agonia do animal à Ouvidoria da Prefeitura (no número 156), por volta das 11 horas, e ouviu da atendente que o problema seria encaminhado ao CCZ.

No meio da tarde, com o animal ainda estendido na calçada em frente à sua casa, Melo decidiu relatar o episódio à imprensa.

Quando a reportagem chegou ao local, Melo estava agachado ao lado do cão. “É um cachorro que tem tutor, você pode ver como ele está gordinho”, comentou.

“Quem tem pai, tem mãe e pretende ter filho não faz um negócio desse com um animal”, disse Melo, acrescentando que naquele local do bairro são abandonados cães e gatos com certa frequência.

Pelos sintomas do animal, Melo logo suspeitou se tratar de cinomose, doença altamente contagiosa que ataca o sistema nervoso dos cães, causando espasmos. “Tive um cachorro com essa doença. Se for cinomose, como eu estou pensando, vão ter de sacrificá-lo”.

Ao ver o cão agonizando, em vídeo postado em odiario.com, a Sociedade Protetora dos Animais de Maringá (Spam) entrou em contato com a Redação para manifestar indignação pelo abandono. A Spam informou que iria cobrar providências do município.

Recolhido e medicado pelo CCZ no fim da tarde de segunda, confirmou-se a suspeita levantada por Melo. O corpo do animal será recolhido por uma empresa que faz o recolhimento dos resíduos de serviços de saúde e provavelmente será incinerado, de acordo com a doutora.

Fonte: O Diário

Você viu?

Ir para o topo