EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de São José dos Campos (SP) lança programa de resgate aos animais silvestres

11 de junho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Aproveitando a Semana de Meio Ambiente, a Prefeitura de São José dos Campos (SP) lança o SOS Fauna, que está em fase de implantação pela Secretaria de Meio Ambiente. O novo programa visa o resgate de animais silvestres em todo o território do município, atendendo casos de acidentes e denúncias de tráfico e maus-tratos.

O serviço de resgate funciona em parceria com a Organização Não-Governamental IEPA – Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais, vencedora da licitação com a Prefeitura. A ONG, fundada em 1994, é atuante na defesa dos animais e desde 1998 realiza o salvamento e a reabilitação de animais silvestres, trabalhando em parceria com o IBAMA e Polícia Militar Ambiental.

O atendimento contempla aves, mamíferos, anfíbios e répteis, compreendendo o resgate, o tratamento (incluindo exames e cirurgias), a reabilitação e a soltura dos animais em habitat natural, com o acompanhamento técnico especializado de biólogos e veterinários.

A iniciativa do poder público municipal, inédita na região, tem como objetivo a preservação da biodiversidade da fauna presente nas reservas de florestas e áreas de preservação, onde se encontram animais como pássaros, cachorros do mato, saguis, gambás, quatis, tatus, serpentes, lagartos, tartarugas, sapos, salamandras, etc.

Algumas dessas espécies são encontradas cada vez mais perto de áreas urbanas, resultado do crescimento da cidade e da expansão imobiliária próxima de bosques e florestas. Buscando abrigo e alimento, os animais se aproximam das residências e se tornam vítimas de acidentes nas vias públicas ou são pegos em cativeiros.

A partir dos relatórios, gerados nesse trabalho, a Prefeitura pretende criar uma série histórica que possibilite elaborar um diagnóstico populacional. Além disso, com esse relatório será possível identificar as áreas com maior ocorrência, o perfil de cuidados necessários e a evolução no tratamento dos animais, a fim de fundamentar estudo de viabilidade de implantação de uma estrutura municipal para este atendimento, dentro de um plano de conservação da biodiversidade de longo prazo.

A divulgação do programa começou com a distribuição de material informativo para o público na Semana de Meio Ambiente, realizada no Parque da Cidade. A próxima ação será uma campanha de conscientização junto aos moradores de condomínios próximos a áreas florestadas, especialmente na região da Urbanova, cuja incidência é maior. O objetivo é prevenir o atropelamento de animais, e orientar as pessoas a acionarem o serviço de resgate ao encontrar animais em situação de risco.

O telefone para contato com o serviço SOS Fauna para atendimento a emergências é o (12) 9713-5794, da ONG IEPA, que funciona em tempo integral, incluindo finais de semana e feriados. O serviço também pode ser acionado pelo atendimento 156 da Prefeitura ou pelo telefone (12) 3909-4500, da Secretaria de Meio Ambiente.

Fonte: Agora Vale

Você viu?

Ir para o topo