EnglishEspañolPortuguês

ONG pernambucana participa de blitz em socorro aos animais

10 de junho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

O Movimento de Direitos Animais de Pernambuco, em apoio à  Delegacia do Meio Ambiente, participou, na tarde de ontem, de uma grande blitz educativa, em pet shops e lojas de ração que comercializam animais no Recife e Jaboatão dos Guararapes. Durante a ação as autoridades averiguaram as condições em que os animais estão sendo mantidos e tratados.

O primeiro estabelecimento a ser vistoriado no bairro de Boa Viagem, apresentou inúmeras irregularidades, que deixou a todos chocados: animais sem água e sem comida, tendo que disputar restos de farelos em jaulas imundas e pequenas ou até mesmo comer seus próprios excrementos.

Segundo a delegada Verônica Azevedo as irregularidades encontradas começam na licença de funcionamento inexistente e a loja também não estava dentro dos padrões próprios de higiene e alimentação com  a maioria dos animais em cativeiro permanente, o que é contra a lei. O estabelecimento foi notificado e tem oito dias para ficar de acordo com as normas técnicas exigidas.

A Dra. Bernadete, veterinária  da Vigilância Animal, também acompanhou a blitz e fez severas recomendações como a vacinação dos animais e criação de um solário para revezamento dos animais em exposição. Caso não regularize a situação, os donos serão autuados por maus tratos de animais, crime previsto na lei ambiental 9.605, art. 32, que prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.

No total, a “Ação Animal” percorreu sete estabelecimentos com o balanço de dois com problemas, sendo um gravíssimo e o outro de pequena gravidade. Cinco deles não vendiam animais.

A Depoma deixou em cada estabelecimento normas de procedimento e recomendações informando que ” além das exigencias técnicas é importante lembrar que os animais não devem ser tratados como  mercadoria e deve ser priorizado o seu bem estar ” e faz o alerta: Animal não é brinquedo, sente fome, frio e medo.

Caso estes itens não sejam cumpridos, o empresário pode ser  autuado por maus tratos de animais, crime previsto na lei ambiental 9.605, art. 32, que prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.

Denúncias podem ser feitas ao DEPOMA- [email protected]
Vigilância Sanitaria- 81 3181.6424
Vigilância Animal- 81 3355.7705

Com informações do Dogmidia

Você viu?

Ir para o topo