EnglishEspañolPortuguês

Inauguram na China centro internacional para proteção do urso panda

9 de junho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Um centro internacional para a conservação do panda gigante e outras espécies em perigo de extinção foi inaugurado hoje na sul-ocidental província chinesa de Sichuan. Trata-se de um projeto conjunto entre a Base de Investigação para esses ursos em Chengdu, capital do citado território, e a Fundação Global Cause, com sede nos Estados Unidos.

Esta última é uma organização mundial sem fins de lucro que apoia o uso da ciência para encontrar soluções economicamente sensíveis ao desafio do aquecimento global nos países em desenvolvimento.

Foto: Divulgação

A nova instituição empregará recursos nacionais e internacionais, tecnologias e fundos para enfrentar as principais ameaças que põem em risco a sobrevivência e desenvolvimento do panda gigante e outras espécies em perigo de extinção.

Também será uma plataforma internacional para os pesquisadores dedicados à conservação de animais e a biodiversidade vulnerável em geral, precisou Zhang Zhihe, diretor da base de Chengdu, de acordo com informações de imprensa procedentes do lugar.

O projeto não só constitui um novo passo para a cooperação internacional dos ursos panda, senão que também representa um vínculo entre destacados biólogos e ambientalistas do mundo, disse.

Cerca de mil 600 desses animais habitam em estado selvagem, sobretudo nas montanhas de Sichuan, enquanto uns 300 vivem em parques de todo mundo.

Em cativeiro o filhote de pandas torna-se muito difícil: somente 10 por cento consegue juntar-se naturalmente e menos de 30% das fêmeas são fecundadas, o que representa uma grave ameaça para a sobrevivência da espécie.

Fonte: Prensalatina

Você viu?

Ir para o topo