EnglishEspañolPortuguês

Sopa de barbatana de tubarão causa indignação entre os defensores dos animais

8 de junho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Os clientes dos restaurantes de Hong Kong se deliciam com a sopa de barbatana de tubarão, uma iguaria cruel que vem causando irritação entre os defensores da natureza.

Como o prato custa caro e consumi-lo ou oferecê-lo a parceiros de negócios, familiares ou amigos garante status social, um elemento chave na cultura chinesa.

“Os banquetes importantes, em particular os casamentos, incluem a sopa. Isso é muito importante para a classe média, que pode mostrar, assim, à sociedade que também pode se servir o prato”, explica Veronika Mak, antropóloga da Universidade de Hong Kong.

O prato desperta a indignação dos defensores dos animais e da natureza. Eles lembram que os pescadores cortam as barbatanas dos tubarões ainda vivos que, assim, morrem no mar por não poderem mais nadar.

O sucesso desta sopa entre os chineses provoca a drástica redução da população de tubarões, animais que desempenham papel chave no equilíbrio ecológico.

“A maioria dos meus amigos pensa que consumir as barbatanas de vez em quando não representa um problema. Mas é o consumo ocasional que leva numerosos barcos a caçar tubarões no mundo”, afirma Silvy Pun, representante do Fundo Mundial da Natureza (WWF, na sigla em inglês), em Hong Kong. “Matamos um tubarão somente para consumir 2,5% dele quando são necessários dez anos para que ele alcance a maturidade”, lamenta.

Com informações da AFP

Você viu?

Ir para o topo