EnglishEspañolPortuguês

Lince ibérico está na lista das espécies europeias em vias de extinção

17 de maio de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Sic Notícias

“A biodiversidade está em crise. A extinção das espécies está ocorrendo com taxas sem precedentes”, disse em comunicado o comissário europeu do  Ambiente, Janez Potocnik.

As espécies ameaçadas incluem mamíferos, anfíbios, répteis, pássaros  e borboletas e entre as causas conta-se a perda de habitat, poluição, as alterações climáticas, a pesca, entre outras.

A estratégia proposta por Potocnik define uma variedade de alvos, que  vão desde travar a perda de espécies em países europeus até 2020, pondo  em vigor os planos de gestão para todas as florestas, até à restauração,  de pelo menos 15 por cento dos ecossistemas degradados, controlando espécies  invasoras e muito mais.

Apesar do alerta lançado pela União Europeia, alguns críticos contatados  pela agência Reuters acusam a UE de apresentar propostas que não vão suficientemente  longe.

Para o European Environmental Bureau, uma confederação de organizações  de base ambiental, a estratégia da UE “parece ficar aquém de cumprir o que  é necessário para proteger a base europeia de valioso recurso natural.”

Ana Nieto, da União Internacional para Conservação da Natureza, lembrou  que a vida humana só “é possível por causa da biodiversidade” e que esta  devia ser razão suficiente para os governos gastarem dinheiro na preservação  das espécies em perigo de extinção.

Nieto alertou ainda para o fato da perda da biodiversidade ser mais  grave na Europa do que em muitas outras partes do mundo por causa da escala  de desenvolvimento residencial e industrial.

Fonte: Sic Notícias

Você viu?

Ir para o topo