EnglishEspañolPortuguês

Dezenas de pessoas manifestam-se contra condições deploráveis em canil municipal

15 de maio de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Dezenas de munícipes de Oeiras manifestaram-se neste sábado (14) em frente à Câmara, em Portugal, contra as condições “vergonhosas” do canil municipal, exigindo à autarquia que tome medidas em defesa dos animais, através da construção de um novo abrigo.

A porta-voz Grupo da Campanha Nacional de Esterilização de Cães e Gatos Abandonados, Maria Meyer, explicou à agência Lusa que o canil municipal de Oeiras não tem condições para acolher os animais abandonados.

“Não deixam entrar voluntários no canil, não nos deixam colaborar, não aumentam as esterilizações, não há campanhas de adoção, portanto, é preciso que façam alguma coisa para melhorar as condições dos animais”, afirmou a responsável.

Há mais de um ano em conversações com a Câmara de Oeiras sobre a necessidade urgente de se concluir a construção do novo canil em Vila Fria, já que o atual situa-se em instalações provisórias de um antigo matadouro, Maria Meyer disse estar “cansada de esperar por ver ações concretas”.

“O próprio vereador já nos deu razão, já admitiu que as condições são vergonhosas. Se por um lado temos esperança porque ele assume, com certeza, que vai mudar, por outro estamos à espera de uma mudança radical e rápida e a verdade é que nada se passa”, lamentou.

Com faixas e cartazes envergadas, dezenas de pessoas gritaram neste sábado pelos direitos animais, prometendo continuar a lutar para que este flagelo diminua.

Também o Partido pelos Animais e Natureza (PAN) se solidarizou com os manifestantes e juntou-se ao protesto.

“O PAN está aqui para apoiar esta manifestação e ajudar a divulgar ao máximo aquilo que é hoje a problemática dos canis municipais que muitas vezes são ilegais”, disse à Lusa a vice-presidente do partido, Paula Peres.

O protesto em defesa dos animais juntou várias gerações e quem passava de carro não ficava indiferente, acabando também por se manifestar.

“Os animais também sofrem”, “basta de matar, deixem adotar”, “deixem-nos entrar, nós sabemos ajudar”, foram algumas das mensagens deixadas pelos manifestantes.

Fonte: Sic Notícias

Você viu?

Ir para o topo