EnglishEspañolPortuguês

Boi ‘estrela’ Fumacinha vai para outra vitrine em breve, a do açougue

13 de maio de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
Animal que invadiu loja depois de cair de um caminhão durante acidente na Assis Chateaubriand, em Rio Preto (SP) vai ficar confinado em fazenda por 100 dias para engorda e depois será morto
Foto: Reprodução/TV TEM

Da vitrine para os balcões gelados dos  açougues. Esse será o destino de Fumacinha, o boi de 2 anos que ganhou fama nacional depois de invadir uma loja de roupas, no Jardim Yolanda, em Rio Preto, quarta-feira (11), à tarde, conforme publicado pela ANDA.

O animal, da raça nelore, vai ficar confinado em uma fazenda da cidade durante 100 dias para engorda. Neste período, ele só poderá comer ração. Quando estiver no peso adequado, será abatido.

“Apesar do prejuízo que tive com o acidente, pretendo ganhar pelo menos R$ 2 mil com a venda do Fumacinha”, disse Carlos Capobianco, 58 anos.

O boi de aproximadamente 200 quilos e outros 22 animais caíram às margens da rodovia Assis Chateaubriand, depois que o caminhão que os transportavam tombou na pista.

Sem rumo, Fumacinha caminhou quase dois quilômetros pela pista até encontrar um local seguro para descansar. A porta da loja estava fechada, mas o animal foi insistente e conseguiu abrí-la com duas cabeçadas.

Sem saber o que fazer, o vendedor da loja, David Simonato, 23, que estava sozinho no local, chamou o Corpo de Bombeiros. Mas os policiais não conseguiram tirar o boi de dentro da loja.

Fumacinha ficou no local por quase uma hora. Parado como um manequim na porta da loja, o boi se estressou com tanto assédio. Fumacinha estourou a vitrine e saiu em disparada pela rua.

O animal conseguiu driblar cerca de 20 homens entre bombeiros, policiais militares e peões. Mas ele só foi recapturado com a ajuda de Domingos Zangari, 59. Ele cuida de uma área da prefeitura, no Solo Sagrado, que é destinada para abrigar animais recolhidos na área urbana e nas rodovias.

“O boi estava muito agitado com tanta movimentação. O animal estava disposto a se defender de qualquer maneira. Deu trabalho, mas conseguimos recapturá-lo antes que ele provocasse mais confusão”, disse Domingos.

Fumacinha e outros 14 animais que estavam no mesmo caminhão foram levados ontem à tarde para a fazenda. Outros seis bois morreram no acidente e três ainda não foram localizados. Florisvaldo Pedrette, 69 anos, que dirigia o caminhão, ficou preso nas ferragens e também morreu.

David, que ficou trancado com o animal dentro da loja, esteve ontem à tarde, na propriedade rural, onde Fumacinha estava abrigado, para de despedir do animal. “Fiquei surpreso com a situação. Ao ver o animal se aproximar da loja, achei que fosse um cartaz com uma foto. Só dei conta de que era um boi quando ele abrir a porta com as cabeçadas”.

Apesar do susto, David afirma que não teve medo do animal. “Fui criado no sítio e sempre tive contato com bois”, disse o vendedor.

O tutor do boi disse à reportagem que foi informado na quinta, pela família da vítima de que Florivaldo teria perdido o controle da direção ao sofrer um infarto fulminante. A Polícia Científica investiga as causas do acidente.

Fonte: Rede Bom Dia

Você viu?

Ir para o topo