Filhote de peixe-boi ferido por rede de pesca é resgatado no PA


Um filhote de peixe-boi foi encontrado em rede de pesca durante a última segunda-feira. Animal não é comum na região.

O caso aconteceu na comunidade Santo Antônio, no rio Cachoery, que fica a 30 minutos de Oriximiná, em barco de pequeno porte. Imediatamente, Raimundo dos Santos levou o mamífero ao coordenador do Projeto Pé de Pincha (criado para proteger as tartarugas do rio Trombetas), José Luiz, que atua na comunidade. Ele trouxe o animal para Oriximiná e o entregou ao Ibama.

Em relação ao peixe-boi, o coordenador acredita que o filhote deva ter se desgarrado após a mãe dele ser morta por pescadores. Mas Luiz faz uma ressalva: a de que a morte não deve ter acontecido naquela localidade. “A gente vem fazendo um trabalho educativo naquela área há muito tempo, portanto, não acredito que alguém ainda tenha coragem de matar um ser tão dócil como é o caso do peixe-boi”.

Ele contou que ainda na comunidade Santo Antônio, o filhote foi alimentado com dois litros de leite.

Nna situação em que foi encontrado o animal, se caracteriza que estava desgarrado pelo fato de a mãe provavelmente ter sido morta. Lázaro dos Santos diz que na idade em que se encontra, ele não consegue sobreviver sem ajuda. “Para se locomover, esse peixinho precisa da mãe, pois ela o coloca debaixo do corpo. Com essa idade o peixe fica vulnerável às ações de predadores”.

Rafael Ferraioli, chefe do Ibama em Oriximiná, disse que o destino do mamífero é o viveiro do Zoofit, em Santarém, porque Oriximiná não dispõe de um lugar adequado. “Esse filhote ainda precisa de ajuda até porque eles se alimentam com a mãe até os dois anos de idade”.

Fonte: Diário do Pará


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>