EnglishEspañolPortuguês

Fagundes (PB) transforma-se em área de preservação da ave Pai-da-Lua

10 de maio de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Edimilson Camilo

Foto: Divulgação

A cidade de Fagundes, região metropolitana de Campina Grande-PB, se tornou uma área de preservação ambiental graças às ações do ambientalista Aramy Fablicio que com projetos simples como o Saco de Leite Vazio não é Lixo, Natureza Livre e Biqueira Velha e tantos outros transformou Fagundes num exemplo para as demais na preservação ambiental da fauna e da flora tornando-a um berçário para aves raras como a exótica Urutau, mais conhecido em nossa região por Pai-da-Lua.

Devido essas ações do ambientalista, muitos proprietários de pequenas e grandes propriedades se conscientizaram e não permitem mais a caça e a captura de animais. Plaquinhas com os dizeres: “Proibido Caçar e Capturar Animais” que são confeccionadas com zinco reaproveitado pelo ambientalista pode ser vistas em quase todas as propriedades. Aramy também faz um trabalho de conscientização ambiental nas escolas, implantando baquinhos de mudas e dando palestras sem apoio governamental ou empresarial.

Os frutos desses projetos já podem ser percebidos por todos. Um exemplo é a ave rara e exótica Pai-da-Lua. Só em 2011 o ambientalista já monitorou 4 ninhos. O primeiro ninho de Pai da Lua foi encontrado pelo ambientalista em 25 de fevereiro de 2009. Como essa é uma ave que praticamente não existia mais na região, o ambientalista ficou 71 dias acampado perto do ninho para proteger a ave e seus filhotes dos predadores naturais e do ser humano.

“Depois desse primeiro ninho que monitorei lá no Sitio Corta Bainha, o filhote cresceu e encontrou uma parceira, se reproduziram e já tiveram um filhotinho que já voou para a natureza também. Em fevereiro de 2011, monitorei mais um ninho no sítio Salvador e desde março estou monitorando mais um ninho, que por motivos de segurança, não posso dizer o local. O filhotinho já nasceu e está com 18 dias. Vou continuar monitorando até ele voar para a natureza como os demais que já estão todos em segurança na natureza, graças a Deus. Antes de encontrar o primeiro ninho, eu pensava que nunca mais iria encontrar um ninho ou ver um Urutau, ave fantasma em Tupi Guarany, ou Pai-da-Lua, como é mais conhecida na região tanto por minha avó Emilia Peixoto que chegou aos 102 anos de idade e pelos conterrâneos. Quando falo de ninho, não sei se podemos realmente chamar de ninho, pois ele deposita seu ovinho em uma cavidade de um galho seco de árvore para facilitar a sua camuflagem”, explica o ambientalista Aramy Fablicio.

Devido às ações de preservações do ambientalista Aramy, Fagundes se transformou em área de preservação graças às suas ações e a colaboração dos moradores que têm uma grande sensibilidade ambiental. Além do Pai-da-Lua, muitas aves que antes estavam ameaçadas de extinção como o Pinta Silva, o Galo de Campina, o Golado e o Xexéu de Bananeira entre outras estão se reproduzindo na região fazendo a alegria dos moradores que em sua infância ouvia esses pássaros cantarem livres na natureza, agora podem mais uma vez ter o prazer de ouvir o cantar desses pássaros.

Os amantes da natureza podem acompanhar a história desse último filhote de Pai-da-Lua através da internet em fotos e vídeos por meio do site do ambientalista www.aramyfablicio.org, youtube ou obter mais informações através do e-mail: [email protected], celular 83 8868-7218.

Você viu?

Ir para o topo