EnglishEspañolPortuguês

Cães de abrigo estão sendo mortos em Flores da Cunha (RS)

4 de maio de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Prefeitura já tem nova área para chácara da Upeva
Nove cachorros foram mortos. Foto: Daniela Xu

Desde que a chácara da ONG União Pela Vida Animal (Upeva), em Flores da Cunha (RS), começou a funcionar, há três anos, cães por ela abrigados têm sido mortos. O último caso ocorreu há uma semana, quando nove animais foram encontrados sem vida, todos com sinais de envenenamento. O abrigo fica no bairro São Caetano e acolhe em média 150 cães. A sede é alugada. Para oferecer um espaço maior e mais segurança para os bichos, a prefeitura pretende colocá-los em uma chácara maior e mais afastada de habitações, no bairro Medianeira.

De acordo com a presidente da Upeva, Justina Salvador, além dos nove mortos, outros cinco cães desapareceram.

“Há ainda um internado em uma clínica veterinária, com a bacia quebrada”, afirma a presidente.

A ONG cobra mais apoio do município e maior agilidade na mudança de endereço.

“A prefeitura não paga mais o aluguel da chácara e temos dificuldade para arcar com os custos das castrações”,  afirma a voluntária Neura Calgaro, afirmando que a entidade acumula uma dívida de R$ 22 mil.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Moacir Matana, ao assumir o Executivo, a nova gestão julgou que o aluguel da chácara era irregular e, por isso, parou de pagar. O poder público municipal avaliou que a maneira correta de apoiar a ONG deveria ser em forma de repasse de verbas e que parte delas fosse destinada ao pagamento pelo uso do imóvel. O último valor destinado à Upeva foi de R$ 10 mil, no início de 2010.

“Um novo repasse já está sendo estudado pela prefeitura, mas ainda não há previsão de quando será liberado” explica Matana.

Sobre a nova chácara, o projeto para as obras está sendo analisado pelo setor de planejamento da administração e deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores em 15 dias. Na futura chácara ficarão os cachorros do atual abrigo e os que estão nas casas de voluntários, aproximadamente 100. O Centro de Controle de Zoonoses Municipal também será transferido para a nova área.

Fonte: Pioneiro

Você viu?

Ir para o topo