EnglishEspañolPortuguês

Pandas em perigo são resgatados por estudiosos chineses

3 de maio de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Dois pandas gigantes que estavam morrendo de fome nas montanhas selvagens na Província de Sichuan, sudoeste da China, foram salvos e se recuperam bem graças aos resgates oportunos de pesquisadores de uma instituição local de estudo de pandas.

Um panda foi localizado em 13 de abril por moradores de uma aldeia no distrito de Songpan na Sub-região Autônoma Tibetana-Qiang de Aba, informou um porta-voz do Centro de Proteção e Pesquisa de Pandas Gigantes da China em Wolong.

O panda, magro e debilitado, foi levado no dia seguinte à base de criação de Wolong em Bifeng Gorge, no município de Ya’an, para tratamento. Criadores deram-lhe o nome “Song Ya”, que significa “pinheiro elegante”.

O porta-voz disse que Song Ya está em situação estável mas ainda precisa de cuidados intensivos e observação médica.

Duas semanas antes de Song Ya ter sido localizado, pesquisadores salvaram outro panda selvagem na vila de Wolong em Aba. Yu Shi, ou “poema sobre chuva”, foi encontrado em 11 de abril e começou a receber cuidados intensivos em Bifeng Gorge deste então.

Yu Shi está se recuperando bem e seu apetite melhorou de forma significativa, acrescentou o porta-voz.

A Reserva Natural de Wolong, que cobre 200 mil hectares nas montanhas de Aba, é a maior e mais antiga reserva natural nacional do país, abrigando cerca de 60% da população total de pandas gigantes do mundo.

Dados oficiais chineses mostram que cerca de 1.600 pandas vivem na natureza e mais de 300 são mantidos em zoológicos em todo o mundo.

Fonte: Cri Online

Você viu?

Ir para o topo