EnglishEspañolPortuguês

Os animais são capazes de se vingar?

26 de abril de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Vingança: “Consiste na retaliação contra um indivíduo ou grupo, em resposta a algo que foi, percebido ou sentido como prejudicial”. (Wikipédia).

Na  Índia, após a matança de alguns elefantes, o resto do grupo, enfurecido, invadiu aldeias e matou várias pessoas, sem nenhum motivo aparente, sem nenhum objetivo (para “roubar comida”, por exemplo).

Aconteceu o mesmo no Quênia ( dados apresentados pela pesquisadora Joyce Poole,  diretora do “Amboseli  Elephant  Research  Project”, no Quênia), em Uganda e em Ruanda. Nos últimos anos, têm sido registrados ataques a aldeias, por manadas de elefantes.

Algumas teorias apontam a vingança, como explicação: os paquidermes teriam ficado traumatizados com a caça, que lhes foi movida, nos anos 70/80, ( quando a caça furtiva estava no auge), guardando, geneticamente, sentimentos de rancor e  desconfiança, em relação à espécie humana.

Para fazer um paralelo, os mesmos pesquisadores, centraram sua investigação em manadas, que ou não sofreram, ou sofreram menos caçadas, tendo concluído que estas, têm uma atitude mais pacífica em relação às populações.

Outra teoria descarta a vingança:

Nos últimos trinta  anos, a caçada a elefantes aumentou demais e, os filhotes cresceram órfãos, muito mais agressivos, por não terem modelos a serem seguidos.  Os pesquisadores explicam,  que os elefantes que perderam as mães em caçadas, sofreriam de estresse pós-traumático. Eles formariam “gangues” de adolescentes delinquentes.

Cena 1 – Você chega em casa, com um irmãozinho felino, para fazer companhia a seu adorável bichano. Você percebe que seu encantador gatinho fez xixi em sua cama, e continua fazendo nas próximas semanas.

Cena 2 – Você sai e, demora-se mais do que o habitual. Quando chega em casa, constata que seu cãozinho destruiu todas as almofadas do sofá.

Cena 3 – Você manda sua adorável cachorrinha sair de seu quarto. Quando entra na cozinha vê que ela fez xixi e cocô nesse local.

O que você acha – os animais são capazes de se vingar?

Você viu?

Ir para o topo