EnglishEspañolPortuguês

Animais recolhidos pelo CCZ de Foz do Iguaçu (PR) são sacrificados

9 de abril de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
O Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu (CCZ), no PR, possui um canil, onde são encaminhados os animais doentes encontrados nas ruas, ou mesmo abandonados por seus tutores. O médico veterinário Jairo Adams, responsável pelo programa de controle da raiva na cidade, informou que não há circulação do vírus transmissor da doença. Ele confirmou que os animais recolhidos ao CCZ, sem condições de tratamento, são sacrificados. No caso daqueles com doenças incuráveis, Jairo explicou que para sacrificar os animais se utiliza a técnica da “execução assistida”.

O veterinário revelou que as sessões de sacrifício acontecem toda terça e sexta-feira. Na manhã desta terça-feira (5) cinco cães e um gato foram sacrificados. “Em relação ao que tínhamos, quando o vírus da raiva estava circulando, hoje são poucos animais como cães e gatos que vêm para o CCZ. A maioria é de animais doentes e indicados a morte. Entre esses animais, alguns estavam causando transtornos, como agressões ou invasões”, justificou o veterinário. Os animais são sacrificados devido a alguma doença crônica como sarna, tumor ou lesões, as chamadas bicheiras, ou por muita agressividade.

Um dos serviços prestados pelo CCZ é o recolhimento de cães e gatos mortos, mesmo em domicílio. “Todo o trabalho do CCZ é voltado para o agravo raiva. Nos casos de animais com sintomatologia nervosa, o CCZ recorre ao Laboratório Central (Lacen) em Curitiba para o diagnóstico da doença. O médico alerta que nenhum serviço do CCZ é cobrado.

Fonte: Rádio Foz

Você viu?

Ir para o topo