EnglishEspañolPortuguês

Tártaro é o principal responsável pelo mau hálito dos animais domésticos

28 de abril de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
É comum os tutores de animais reclamarem  do mau hálito de seus cães e gatos após brincadeiras e agrados. Segundo Amanda Sonnewend, veterinária da Vetnil, o principal motivo pelo mau hálito dos animais é a formação de tártaro em seus dentes. Ele está presente na dentição de cerca de 80% dos cães e gatos adultos.
Prevenção do tártaro exige escovação pelo menos quatro vezes por semana. Foto: Divulgação

Amanda diz que a formação de tártaro é um fator normal e se deve ao acúmulo de alimento nos dentes, já que dificilmente a higiene bucal dos cachorros é feita após as refeições.

A idade, a dieta alimentar e até a capacidade de defesa do organismo de cada animal também são fatores que influenciam o aparecimento e a quantidade de tártaro.

Prevenção

Para previnir a formação do tártaro é essencial que o tutor esteja atento a higiene e a saúde bucal do seu animal.  Deve-se abrir a boca e observar a coloração da língua, que deve ser vermelho vivo e toda semana o dono deve realizar a higiene bucal do seu cachorro. Segundo a veterinária Amanda, a prevenção do tártaro exige a escovação dos dentes dos animais diariamente ou pelo menos quatro vezes por semana.

Fonte: RPO

Você viu?

Ir para o topo