EnglishEspañolPortuguês

Animais vivos como chaveiros. Onde? Na China, como sempre

26 de abril de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Leia o que saiu na ANDA em 28 de março de 2011: Tartaruguinhas e peixes vivos viram chaveiro na China

Tem muita gente que mal pode esperar para que a China se torne a nova potência dominante do planeta. Ela tem muitos (e poderosos) fãs no Brasil. Achar que a China pode ser exemplo para qualquer outro país do mundo já é em si um fato muito preocupante.

O tal “modelo chinês” reúne os piores ingredientes da experiência humana – o capitalismo mais selvagem misturado com a brutal tirania do Partido Comunista. Hoje a China é um exemplo de espetacular sucesso econômico.

Construiu essa condição com muito trabalho (inclusive escravo) e a total falta escrúpulo em qualquer área de atuação. Os chineses estabeleceram na diplomacia o grau mais absoluto de egoísmo e falta de ética. (Um bom pedaço do litoral ainda preservado da Bahia está sendo devastado para que os chineses tenham acesso fácil e barato ao minério de ferro extraído no interior do estado). É um país onde o conceito de bem estar animal não existe, a não ser através de corajosos voluntários. É um país onde as pessoas são presas por discordarem do Partido único. É um país onde pessoas são executadas com um tiro na nuca depois de julgamentos sumários. E a conta da bala cobrada dos familiares do réu.

É nessa cultura de vale-tudo que surge a possibilidade de animais terem uma curta vida de horror dentro de um chaveiro. Eu não quero esse modelo no Brasil.

Você viu?

Ir para o topo