EnglishEspañolPortuguês

Adeptos do veganismo continuam crescendo

26 de abril de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Vanessa Perez  (da Redação)

Foto: Reprodução/mid-day.com

A vida de um vegano significa viver sem produtos animais. As razões mais comuns para um estilo de vida vegan são convicções morais sobre os direitos animais ou bem-estar, bem como a saúde, impacto ambiental, convicções espirituais e preocupações éticas.

A visão antiquada sobre um vegano, muitas vezes, envolve uma pessoa que bebe suco de soja, usa sapatos e roupas sem couro, e alimenta seu cão com a polpa da batata.

No entanto, segundo informações do jornal Midday.com, a imagem do veganismo mudou consideravelmente nos últimos anos com os seus seguidores se tornando campeões da defesa do meio ambiente, saúde e bem-estar animal. Veganos procuram excluir a utilização de produtos animais em seu alimento, roupas ou qualquer outra finalidade “, e seus números estão crescendo.

Vegans compõem cerca de 1 por cento da população nos Estados Unidos, e o veganismo e o vegetarianismo estão aumentando em popularidade em todo o globo. “O veganismo é a questão top no momento”, diz Sebastian Zoesch, CEO da sociedade alemã vegetariana (VEBU).

A composição do VEBU, que representa os interesses de todos os vegetarianos da Alemanha, incluindo os ovo-lacto, aumentou de 2.700 para 3.500 no ano passado.

“Veganismo sofreu uma reforma em sua imagem principal,” diz Zoesch. “É provavelmente um pouco mais frio, porque é mais consistente.”

O restaurante La Mano Verde em Berlim, oferece refeições veganas com Courgette Rolls, bolonhesa ou tomate, nabo e ravioli de caju no menu.

Mesmo que todos os ingredientes utilizados no restaurante sejam vegans, a própria palavra é evitada: “Um monte de não vegetarianos não gostam da palavra vegan”, explica o restaurante do chef Christiane Radin.

A palavra ainda evoca imagens de pontos de vista radical em relação à nutrição, e como o restaurante não quer se afastar de qualquer comedor de carne ou vegetarianos, o termo alimento “vegetal” é usado.

O aumento na popularidade do veganismo pode estar relacionado com o crescimento do movimento da comida orgânica na última década. Uma dieta vegan foi oferecida para reduzir o risco de doenças cardíacas e obesidade, embora, como acontece com qualquer dieta, é importante garantir que ela seja bem equilibrada.

Recomenda-se que um mínimo de cinco porções de frutas e legumes devam ser consumidas a cada dia, enquanto o uso de grãos refinados deve ser limitado, porque a maior parte do conteúdo de nutrientes são perdidos.

As gorduras hidrogenadas devem ser evitadas, enquanto os veganos necessitam assegurar que recebam fontes de vitaminas B12 e de D2, assim como o ômega 3. A dieta é de particular importância para as mulheres grávidas e crianças.

Embora não existam números exatos sobre o número de naturalistas e vegetarianos no mundo, especialistas acreditam que o número de pessoas que não utilizam carne em sua dieta está aumentando.

“A ideia de que você pode ajudar a salvar o meio ambiente, abstendo-se de comer carne é relativamente nova”, diz Zoesch.

Mas as preocupações de antes, como a ética e saúde, também desempenham um papel na popularidade do veganismo. O best-seller Eating Animals (Comendo Animais) de Jonathan Safran Foer também levou a um aumento do número de vegetarianos no ano passado.

Foer visitou fazendas industriais no meio da noite, descreveu em detalhes como os animais são confinados e mortos e explorou muitas histórias para justificar atuais hábitos alimentares. O livro teve um impacto imediato entre pessoas que, desde então, anunciaram que não iriam mais comer carne.

Você viu?

Ir para o topo