EnglishEspañolPortuguês

Os animais possuem alma?

25 de abril de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

A preocupação com a existência da “alma” sempre foi alvo do estudo dos filósofos, além das religiões.

Foi na Grécia, onde a filosofia floresceu, que o tema mereceu mais atenção. Mas, os egípcios já conheciam a energia  sutil , chamada “ká” e o mundo espiritual, aplicando suas teorias também aos animais (os gatos eram considerados sagrados e, mumificados ).

Na Grécia, Sócrates e Platão afirmavam a reencarnação e a sobrevivência da alma, tanto dos humanos como dos animais.

Mas, antes deles, Pitágoras, reproduzindo as ideias de sábios egípcios e indianos, já proclamava a concepção da reencarnação.

Aristóteles (384 – 322  a.C.)  também pesquisou a Natureza. Para ele, todos os seres animados tinham alma, mas só os humanos tinham a alma racional, além da vegetativa e a sensitiva. Segundo ele, os animais, tinham a alma vegetativa e a sensitiva – não a racional.

Thomás de Aquino (1227 – 1274) interpretou as ideias de Aristóteles, que foram adotadas pela igreja católica, segundo a qual a razão e os sentimentos eram exclusivos do homem. Dentre todas as criaturas só o homem possuiria uma alma imortal.

O filósofo Descartes (1596 – 1650) representou o pensamento do Renascimento, e manteve a tese do clero : “ Somente os humanos possuem uma alma imortal, responsável pelos nossos sentimentos e experiências mentais”, no livro “ O Discurso do Método”. Segundo Descartes, os animais eram apenas máquinas.

Nos últimos séculos, a maioria dos cientistas adota uma visão materialista – o neurologista americano, Steven Pinker, em seu livro “Tábula Rasa” diz: “A ciência está demonstrando que aquilo que denominamos alma – o lócus da sensibilidade, raciocínio e vontade – consiste na atividade de processamento de informações do cérebro… Passou a existir gradualmente, à medida que as forças da evolução modificaram os cérebros dos animais mais simples.”

Qual a sua opinião –  os animais possuem alma?

Você viu?

Ir para o topo