EnglishEspañolPortuguês

Família procura cão que vizinha abandonou em Porto Alegre (RS)

25 de abril de 2011
5 min. de leitura
A-
A+
Elifas Levi Rocha dos Santos
[email protected]

Este caso já está com a polícia Civil e será encaminhado para o Ministério Público. O acusado de maus-tratos é um funcionário da prefeitura municipal da Secretaria da Saúde, mas a Regina, primeira-dama, está nos ajudando.


Este animal indefeso sofreu um ato de crueldade: foi levado da frente da sua casa e largado em alguma estrada em Viamão (RS), de acordo com relato à Policia Civil pela pessoa que fez a crueldade.

Contato: Elifas Levi Rocha dos Santos – (51) 9273-8054

Punkzinho (o nome que demos para ele) ou Gamba (como era conhecido por muitos morados do Parque dos Maias que gostam de animais) foi abandonado há aproximadamente três anos pelos seus tutores que provavelmente se mudaram. O cão ficou morando na Rua Oscar Ferreira, que fica ao lado da nossa rua, em Porto Alegre (RS).

Assim, começamos a dar atenção, comida e água para ele, que acabou ficando aqui na frente de nossa casa e também visitava a casa da Beatriz (nossa vizinha da frente), onde gerou alguns cachorrinhos com a cadelinha que ela tinha na época (infelizmente a cadelinha sumiu mais tarde, juntamente com os seus filhotinhos que sobraram).

O Punkzinho passou a morar aqui em casa e às vezes ia para a casa da Beatriz, pois ela tinha outros cachorros. Ele parecia gostar de ficar lá e, segundo ela, na maioria das vezes, não era possível que ele entrasse, porque os outros cachorros brigavam com ele. Punkzinho era bem tratado por nós, tinha muito carinho, boa ração, água à vontade, trânsito livre aqui em casa (entrava para o nosso pátio e saia quando queria) e nós o levávamos ao Pet Shop para banho e tosa. Sempre foi um verdadeiro amigo, esperava a nossa chegada sempre fazendo festa, e gostava também da Betriz e da família dela, sempre os acompanhava até o mercadinho próximo daqui de casa, era um cavalheiro.

Punkzinho junto a dois dos cachorros da Beatriz desapareceram no dia 13 de abril. Com o nosso Punkzinho sumiu com o filhote dele com a cadela da Beatriz e uma cadela de aproximadamente 1 ano de idade, que encontramos quando estava no cio, morando na rua. Ficamos com ela durante o cio, e depois a mandamos para castração e a Beatriz ficou com ela, assim que ela voltou da cirurgia.

Todos simplesmente desapareceram na tarde de 13 de abril.

Ao final da tarde do dia 13 de Abril, ficamos intrigados pela falta do Punkzinho, que saiu do pátio de nossa casa no inicio da tarde e ainda não havia retornado. Assim, resolvemos ligar para a Beatriz e perguntar se ela tinha visto o Punkzinho e o que aconteceu com os demais cachorros dela que também haviam sumido. A resposta dela foi que o Punkzinho estava muito bem e que não precisávamos nos preocupar com ele e com os outros cachorros, pois haviam sido doados para um sítio em Viamão. Questionei o porquê de ela fazer isso sem nos avisar, e sem o nosso consentimento, e a resposta de maneira agressiva foi que os animais eram dela e que iria falar com o seu filho para perguntar o endereço de onde levaram os cães, me retornando em seguida, mas ela não fez isso.

Estranhei a atitude dela, eu e minha esposa já pensamos no pior a partir desse momento. Resolvi ligar para a casa da Beatriz novamente, e quem atendeu dessa vez foi o genro dela. Na conversa ele me disse: “o que eu estou sabendo é que o filho dela levou para Viamão” e em outro trecho ele disse: “ah, eu não tenho o endereço dele aqui, e nem sei se há o endereço dele”, com isso imagino que estes animais ou estão mortos ou foram largados na rua, e então deixei o recado para a Beatriz me retornar mais tarde.

Quando chegamos em casa havia uma mensagem na secretaria eletrônica, deixada pela Beatriz, inclusive ainda a temos gravada, com o seguinte texto “eu vou pedir um grande favor para ti Elifas e Raquel, parem de me ligar para perguntar pelo cachorro, porque não vou dizer o endereço do tal cachorro e encerrou o papo, não me liguem mais para minha casa, é um grande favor que vocês fazem para mim.”

Com essa mensagem recebida de uma pessoa, vizinha, que conversava normalmente conosco, não há dúvidas, houve maus-tratos com esses animais!

Fiz contato imediato com a Regina, primeira-dama de Porto Alegre, que me orientou em quais os passos eu deveria dar, e nos apoiar nos trâmites do processo. Efetuei o Boletim de Ocorrência 3189/2011 na 12ª Delegacia de Policia Civil de Porto Alegre, com o fato Crueldade Contra Animais, sendo atendido pela delegada Eliana, que nos apoiou no registro dos fatos e também na intimação da Beatriz Correa da Silva e de seu companheiro Renato Fagundes, que inclusive é Funcionário Publico Municipal na Secretaria da Saúde de Porto Alegre e também proprietário do veiculo que levou os animais na tarde do dia 13 de abril.

A Beatriz até agora recusa-se a dar o endereço onde os animais foram deixados, mas o Renato Fagundes, disse ter levado os animais e os abandonado na estrada, próximo a alguns sítios em Viamão.

Próximos passos: Na segunda-feira entraremos com o processo de maus-tratos com animais no Ministério Público Estadual, com base na Lei Ambiental No 9.605, artigo 32.

Peço ajuda a todas as pessoas, principalmente de Viamão e Alvorada, no sentido de ajudar a encontrar o Punkzinho e também a nos ajudar em relação a punição na forma da Lei destas pessoas cruéis que praticaram esse ato de crueldade contra esses animais indefesos e também contra outro casal de vizinhos daqui que estão juntos no desaparecimento desses animais, pessoas estas que discriminam a Lei ambiental e ainda estão juntos com a Beatriz nos assediando moralmente e tentando denegrir a nossa imagem juntos aos demais vizinhos pelo absurdo que segundo eles é “fazer uma ocorrência policial contra uma pessoa por causa de cachorros”.

Você viu?

Ir para o topo