EnglishEspañolPortuguês

Justiça manda transferir animais do Zoo de Niterói (RJ)

22 de abril de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Se a lei para os homens não vale para o chimpanzé Jimmy — que teve o pedido de habeas corpus para sair do Zoológico de Niterói (ZooNit) negado na última terça-feira —, o macaco poderá agora trocar de moradia por causa da legislação ambiental. Desde o dia 6, está vigorando uma decisão da 3ª Vara Federal de Justiça de Niterói, que deu 120 dias para que todos os animais do parque sejam removidos, a pedido do Ibama.

O desmanche do zoológico, no bairro do Fonseca, já começou. Até o dia 6, a decisão da 3ª Vara estava suspensa por uma liminar, mas antes de o ZooNit consegui-la, em outubro do ano passado, o Ibama já havia recolhido 133 animais, parte deles para os zoológicos do Rio, de Brasília e de Volta Redonda. Do total, 38 exemplares estavam em exposição, como iguanas, leões, tartarugas e jacarés.

O Ibama alega que o Zoológico de Niterói não conseguiu cumprir todos os itens do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre as duas partes e o Ministério Público Federal em 2004. Reformar o abrigo para os primatas e evitar que animais domésticos circulassem com as espécies silvestres eram alguns dos compromissos.

O ZooNit informou que vai recorrer da decisão da Justiça Federal. O Ibama, por sua vez, também vai recorrer, mas para pedir um prazo maior do que 120 para recolher todos os animais. A superintendência do instituto ambiental no Rio já adiantou que o chimpanzé Jimmy está na lista dos animais a serem recolhidos, mas que o primata deverá ser um dos últimos, pois é um dos que estão em melhores condições.

Fonte: Globo

Você viu?

Ir para o topo