EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura promove encontro de motociclistas para combater a farra boi

20 de abril de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Um encontro de motociclistas no lugar da farra do boi. A iniciativa será promovida a partir de amanhã e segue até domingo em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, SC. É a forma que a prefeitura afirma ter encontrado para envolver a população e evitar a ação dos farristas e sua crueldade contra os animais.

Tradicionalmente, a cidade costuma efervescer na Semana Santa. Bois são soltos nas ruas de madrugada. Há arruaça, consumo de bebida alcoólica e quase nada de combate policial – a farra com os animais é uma prática cruel proibida e considerada crime com pena de três meses a um ano de detenção.

Os organizadores do evento de motos esperam atrair 10 mil pessoas, na praia de Palmas. Estão previstos shows de manobras radicais e apresentações musicais, além da exibição dos motociclistas, de dia e noite.

“E não haverá bois na programação”, garante o secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Governador Celso Ramos, Carlos Wilson Campos.

“Ficamos de mãos atadas com a população, que quase em sua totalidade é a favor da ‘brincadeira’. Com o encontro de motociclistas pretendemos, se não acabar, mas reduzir significativamente a farra do boi na cidade”, diz o secretário, informando que a prefeitura investiu R$ 50 mil para realizar o evento.

Uma outra ação é um decreto do prefeito Anísio Soares (PMDB), no qual limita o funcionamento de bares até a 1h. No mesmo ato, o prefeito proíbe o comércio ambulante, som automotivo nas ruas e o estacionamento de carros na comunidade de Ganchos do Meio – esse é um dos pontos em que costumam ser registrados problemas com os farristas.

Na repressão, haverá este ano a presença de policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Florianópolis. Serão 30 PMs na cidade, com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O comandante do Choque, tenente-coronel Newton Ramlow, disse que os PMs agirão se houver perturbação de sossego e se os animais forem soltos.

Mangueirão para “driblar” polícia

Os poucos moradores e comerciantes contrários à farra afirmam que, para evitar a fiscalização da polícia, os bois estão sendo soltos depois das 2h. Eles acreditam que os farristas, este ano, vão largar os animais em mangueirões (locais fechados).

Um dos pontos fica no final da Rua do Sufoco, em Palmas. Ali, também costumam ser montadas barraquinhas de venda de bebidas. Nas ruas já é possível ver algumas fachadas de lojas com madeiras para evitar que os bois danifiquem os estabelecimentos. Pichações em alusão à “brincadeira” são vistas em muros e placas.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo