EnglishEspañolPortuguês

Japoneses invadem área evacuada perto de Fukushima para resgatar cães

20 de abril de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Cães resgatados na cidade de Minami Soma, próxima a Fukushima, Japão (Foto: AP)

Dezenas de voluntários japoneses ignoraram as recomendações das autoridades japonesas para salvar 20 cães abandonados em uma área próxima à usina nuclear de Fukushima, evacuada devido ao risco de contaminação radioativa.

O resgate, que aconteceu no último final de semana, foi organizado por voluntários via e-mail depois que o jornal Asahi Shimbun publicou uma foto que mostrava cães perdidos na cidade costeira de Minami Soma, em uma área próxima à usina. “Meu coração tremeu. Eles se pareciam com o meu cão. Comecei a procurá-los na hora”, disse à Associated Press Etsumi Ogino, 56, que é voluntária em um abrigo de animais na província de Chiba.

No domingo, sete voluntários chegaram à “cidade fantasma” de Minami Soma, alguns com vestes antirradioativas, outros apenas com capas de vinil para se proteger dos riscos da radioatividade. Os primeiros cães encontrados estavam em uma estação de trem de Odaka. “Eles estavam esperando pelo tutor”, disse Tamiko Nakamura, uma das voluntárias, à AP.

No total, 20 cachorros foram resgatados, alguns foram levados a uma clínica veterinária em Kanagawa e outros estão sendo cuidados por voluntários em outras áreas. Uma das tutoras, cuja identidade não foi revelada, ficou “extremamente feliz”, segundo Nakamura, que lamenta por não ter conseguido salvar outros animais que fugiram.

Fonte: Veja

Você viu?

Ir para o topo