Cientistas usam DNA para salvar cobras no Reino Unido

20 de abril de 2011
População da única cobra venenosa no Reino Unido caiu para a metade em 50 anos, indicam cientistas (Foto: BBC)

Pesquisadores estão usando testes de DNA para proteger a única espécie de cobra venenosa no Reino Unido —a Vipera berus, também conhecida como víbora europeia comum.

Veja aqui o vídeo da reportagem.

Nos últimos 50 anos, o número desses répteis caiu pela metade, enquanto a espécie luta para se adaptar às mudanças em seu habitat. Apesar de venenosas, elas são dóceis e discretas.

Os cientistas foram até uma reserva na região de Somerset, no sudoeste da Inglaterra, para tentar descobrir a razão para a queda no número dos animais.

Nigel Hand, da Sociedade de Zoologia de Londres, disse à BBC que é possível que a área onde elas vivem tenha se tornado menor e cercada de barreiras como estradas.

Com isso, não conseguem se movimentar, e surge o temor de que as populações estejam se reproduzindo entre si, o que poderia causar doenças.

Os cientistas acreditam que o estudo é muito importante para garantir colônias adultas e saudáveis de cobras.

Se os exames de DNA confirmarem que as populações estão se reproduzindo entre si, elas poderão até ser levadas para locais diferentes.

Faye Willman, também da Sociedade de Zoologia de Londres, conta que cobras poderão “ser levadas de populações maiores e mais saudáveis para as menores, para melhorar a diversidade da espécie”.

Fonte: Folha de SP