EnglishEspañolPortuguês

Polícia Militar de SC intensifica ações contra a farra do boi

19 de abril de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Neste ano, a Polícia Militar já apreendeu 24 bois, a maioria tem ferimentos por todo o corpo Foto:Koldeway A. C. / Agencia RBS

A Semana Santa começou neste domingo e com ela, o período mais crítico da farra do boi. Por isso, nos próximos dias, a Polícia Militar (PM) vai intensificar ações de fiscalização e combate a prática. A instituição conta com denúncias da comunidade para evitar as crueldades cometidas contra os animais em Santa Catarina.

Neste ano, a PM prendeu 10 pessoas por participarem da farra, apreendeu 24 bois e teve sete confrontos com farristas. Em 2010, foram 25 presos, 60 animais recolhidos e oito embates com adeptos da prática.

A farra do boi é considerada crime ambiental e quem a pratica pode pegar de três meses a um ano de reclusão. Mas a penalidade não tem assustado os praticantes, e os números, embora tenham diminuído em relação ao ano anterior, ainda são considerados altos.

— Infelizmente na Semana Santa temos mais ocorrências. Por isso, contamos com o apoio da comunidade, para que denunciem e não acompanhem as farras — comenta a Major Edenice Fraga, da PM de Florianópolis.

As denúncias são responsáveis pela maioria das apreensões e prisões no Estado. No ano passado, a PM da Grande Florianópolis recebeu 302 denúncias. Em 2011, até esta segunda-feira, foram 109. Edenice lembra que o número de ligações não corresponde ao de farras, pois muitas denuncias são referentes a mesma ocorrência.

— Pedimos que as pessoas também denunciem outas ações, como o transporte de bois ou comentários na comunidade.

A PM orienta que as pessoas não vão assistir às farras. Como o número de expectadores nas redondezas é alto, os praticantes acabam se misturando com quem está assistido e a identificação dos infratores pela polícia se torna difícil.

Governador Celso Ramos, Itapema e o bairro Pantanal, em Florianópolis, são onde mais acontecem maus tratos contra os animais.

Denuncie
A PM criou um número direto  para que a comunidade denuncie a farra do boi. As ligações são anônimas e devem ser feitas para o 0800 48 17 17.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo