EnglishEspañolPortuguês

Ativistas salvam 520 cães que seriam encaminhados para matadouros na China

18 de abril de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: AFP
Por Lobo Pasolini   (da Redação – em Londres)

Defensores dos direitos dos animais impediram 520 cães de acabarem no prato de restaurantes de Changchun, nordeste da China, numa operação rara no país, noticiou hoje a imprensa oficial.

O caminhão que transportava os animais foi bloqueado no fim de semana, por amis de 15 horas, em Tongzhou, arredores de Pequim, por mais de 200 ativistas, mobilizados através da internet pela Associação Chinesa de Proteção dos Pequenos Animais.

Depois de ver o alerta pelas redes sociais e blogs, centenas de ativistas chegaram ao local com água mineral e comida para dar aos pobre cães aprisionados. Algumas celebridades e estrangeiros também apareceram no local para ajudar.

Ao fim de 15 horas de negociações, a companhia responsável pelo transporte dos cães aceitou vender os animais para a ONG defensora de animais  por 11.500 yuan (1220 euros), disse o jornal China Daily.

Os animais viajavam há dois dias, sem água nem comida, e estavam sendo transportados para restaurantes de Changchun, a capital da província de Jilin, nordeste da China, afirmou Wang Qi, porta-voz da associação.

Qin Xiaona,disse que foi um “gesto de bravura” e acrescentou que a “sociedade deveria encorajar tais atos, apesar de seus riscos.”

Dez dos animais já estavam mortos e 100 apresentavam sinais de desidratação e de doenças infecciosas, acrescentou. Segundo o motorista, todos as semanas a sua companhia envia para Changchun “um caminhão cheio de cães”, disse Wang Qi. Os ativistas disseram que “muitos dos cães tinham sido roubados”.

A China tem uma lei para a “proteção da vida selvagem”, mas os animais de companhia – cada vez mais populares entre as famílias chinesas – não estão abrangidos por essa lei, denunciou um advogado citado pelo jornal China Daily.

O ativismo online, que está em ascensão no país, tem preocupado as autoridades chinesas por causa dos 450 milhões de usuários da internet e cerca de 100 milhões de micro-blogueiros.

A ação dos ativistas gerou um debate nacional. Apesar da demanda por carne canina, cada vez mais chineses passaram a conviver com animais em casa e os cães são seus favoritos. Por causa disso a cidade de Xangai já impôs um limite de um cão por residência para restringir a população destes animais.

Você viu?

Ir para o topo