EnglishEspañolPortuguês

Jacaré aparece em bacia de contenção no Jardim Abaeté em Sorocaba (SP)

15 de abril de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
O piscinão do Jardim Abaeté, em Sorocaba (SP), virou a moradia de um jacaré de aproximadamente 1,30m de comprimento. O réptil foi visto na manhã desta terça-feira (12) à margem da bacia de contenção das águas de chuva, próximo à avenida Dom Aguirre. A dona de casa Priscila Galego, 33 anos, mora próximo ao local e disse que o animal tem sido visto há uma semana no piscinão. “Quando está calor ele fica fora da água quase o dia todo”, comentou. Priscila também não esconde o medo de ter um jacaré pela vizinhança. “A gente fica com receio de que ele venha para o asfalto e avance nas crianças”, diz a dona-de-casa.
Moradores da região devem tomar cuidado em não se aproximar do animal. Foto: Reprodução/ CS

O biólogo Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Sorocaba, diz que a população não deve ficar preocupada com a presença do réptil. “Ele gosta de ficar próximo à água e no local também há alimento, como aves e peixes”, comentou. Segundo Smith, os moradores da região devem tomar cuidado em não se aproximar do animal e evitar nadar no piscinão.

De acordo com o biólogo, o jacaré deve ser do gênero caiman e da espécie latirostris. Ele é encontrado com frequência pela região. “Mas não é muito comum no rio Sorocaba devido aos impactos ambientais”, relata Smith. Em 1º de fevereiro de 2010, a reportagem do jornal Cruzeiro do Sul registrou a presença de um outro jacaré no rio Sorocaba – próximo à ponte do Pinga-Pinga. O réptil tinha aproximadamente 2 metros de comprimento.

Fonte: Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo