EnglishEspañolPortuguês

Maestro francês ajuda a preservar espécies em extinção em Portugal

14 de abril de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
O maestro e cravista francês Pierre Hantaï ajudou a alavancar uma rede destinada ao controle de espécies exóticas no rio Vascão, em Portugal.

O curso de água do rio marca a fronteira entre o Alentejo e o Algarve e é o reduto de espécies ameaçadas pela seca e pela poluição. Destacando o saramugo (Anaecypris hispanica), de que restam pouquíssimos exemplares. Os cientistas dão-lhe a classificação máxima de risco: “criticamente em perigo”.

Ele visitará o santuário regional muito conhecido desde a Idade Média, situada no Caminho para Santiago de Compostela, que abriga, tal como as antigas casas dos peregrinos e outros edifícios contíguos, uma importante colônia de morcegos, que fazem parte das diversas espécies em perigo de extinção. Pierre Hantaï vai colaborar na colocação de abrigos para estes mamíferos voadores, cujo Ano Internacional se celebra em 2011.

Saliente-se que estas iniciativas pretendem alertar para a preservação da biodiversidade da bacia do Guadiana, do ponto de vista tanto da fauna como da flora, focando espécies que constam com o grau máximo de risco nos registros internacionais – o seu desaparecimento representa uma perda irreparável.

Fonte: Região Sul

Você viu?

Ir para o topo