EnglishEspañolPortuguês

Filhote de quati aparece em área urbana de MG

12 de abril de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
O quati docilmente buscou segurança e aconchego (Fotos: Cristiana Teixeira)

O aparecimento de animais silvestres na zona urbana de Arcos, em MG, tem se tornado normal e frequente. Após o registro de aparecimento de um tucano na casa de um comerciante, desta vez foi um pequeno e simpático filhote de quati que roubou a cena. O animal apareceu na casa de Lucas Nascimento na tarde de ontem, 11, e quem o encontrou foi Kawany Nascimento, de apenas 03 anos.

De acordo com Lucas, Kawany avistou o animal quando brincava no quintal de casa e logo que jogou fruta para ele conquistou a confiança do quati que a acompanhou até entrar em casa.

Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, a docilidade do animal é devido à sua fragilidade. O quati é um mamífero e se caracteriza como animal arisco, de hábitos diurnos. Para a polícia, o quati se perdeu da mãe e devido a estar só se apegou aos que o acharam.

O sargento Allan Saearhp Silva explicou que está se tornando comum o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas. “Arcos está em uma região de poucas matas. Nestas matas há refúgio, abundância de água e comida. Porém o desmatamento está obrigando esses animais a buscar alternativas de sobrevivência. A fuga para centros urbanos é estratégica, pois eles encontram comida e água, o que muitas vezes falta no habitat”.

Porém a conscientização é fundamental. Assim como o tucano encontrado na semana passada em uma residência de Arcos, o quati também é um animal silvestre que não pode ser criado em cativeiro. O correto é entregar o animal aos órgãos ambientais responsáveis para que lhe seja dado destinação adequada e correta. No caso do quati, ele será levado para uma clínica veterinária de Arcos para receber os devidos tratamentos. O contato com o IBAMA já foi feito e seu destino dependerá da solução dada pelo instituto.

Quem ficou triste por não poder ficar com o pequeno quati foi Kawany. Mesmo assim, a menina entendeu que o melhor para o animal seria entregá-lo a polícia para que ele receba tratamento adequado e volte a ocupar seu lugar em seu habitat. Ela aproveitou e pediu ao pai que realizasse seu sonho de ter um filhote de cachorro. Segundo o pai, o sonho é antigo e em breve deverá se realizar.

Com informações do Portal Arcos

Você viu?

Ir para o topo