Ambientalistas querem um observatório de aves em frente à baía do Seixal


O grupo ambientalista Flamingo quer construir um observatório de aves no sapal de Corroios, inserido num circuito interpretativo entre o moinho de maré e a Ponta dos Corvos, em frente à baía do Seixal, e já tem o financiamento do projeto assegurado.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Gomes, do Grupo Flamingo – Associação de Defesa do Ambiente, explicou que em causa está uma “zona de interesse ornitológico e de excepcional valor natural, que ultrapassa o âmbito do concelho”.

A zona onde os ambientalistas pretendem realizar o seu projeto, uma faixa de terra com quase 10 Km, “é referência como sítio para a observação de aves no roteiro editado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves (SPEA)”. E está “incluída nas visitas que o programa Ciência Viva, do Ministério da Ciência, organiza para a observação de aves e flora”.

No documento descritivo do projeto, disponível no sítio do Grupo Flamingo na Internet, afirma-se que “no Inverno passam pelo sapal cerca de 10 mil indivíduos de várias espécies” e que “para as aves migratórias, sobretudo as limícolas, este é um local para a recuperação de forças depois das longas viagens”.

O projeto prevê a construção de estruturas de observação, informação e lazer com materiais que se integrem na vegetação. Paulo Gomes afirmou ainda que “o financiamento já está assegurado quase na totalidade” e que estão apenas pendentes “questões burocráticas”.

O gabinete de comunicação da Câmara do Seixal afirmou que a autarquia “desconhece a proposta do Grupo Flamingo”, mas está disponível para apreciá-la, embora tenha um projeto semelhante para a zona.

Fonte: Ecosfera


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SOB INVESTIGAÇÃO

AGRESSÃO BRUTAL

INSTINTO

VIDA NA RUA

RESPEITO E AFETO

FINAL FELIZ

TRISTEZA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>