EnglishEspañolPortuguês

Dois cavalos morrem durante corrida considerada a grande carnificina do Reino Unido

10 de abril de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: sem crédito

A cruel corrida Grand National, realizada em Liverpool, resultou este ano na morte trágica de dois cavalos. Morte acompanhada ao vivo por cerca de 600 milhões de pessoas que assistiram a terrível prova pela TV, em todo o mundo.

O jornal britânico Daily Mail chamou a corrida de “grande carnificina nacional”. Entidades protetoras dos animais no Reino Unido protestaram antes e durante a corrida classificada como uma das mais “assustadoras” da história.

Os cavalos são obrigados a correr e e a saltar obstáculos com alto grau de dificuldade. Esta prova é considerada a maior e mais difícil do mundo.

Foto: reprodução site Grand National

Apenas 19 dos 40 competidores que iniciaram a prova chegaram até o fim. Tony Moore, presidente da ONG “Luta Contra a Crueldade Animal na Europa”, levou um grupo de cerca de 40 pessoas que se manifestavam do lado de fora. Após a corrida, ele disse: “Se eles realmente se preocupam com os cavalos, porque é que os responsáveis, jóqueis e treinadores impõem a esses animais tamanha crueldade? Nós continuaremos a campanha de sensibilização contra esta tragédia e talvez consigamos mudar algo, fazendo as pessoas pensarem sobre a que elas estão submetendo os cavalos, afirmou.”

Um comentarista da rede BBC ironizou o corpo deitado de um cavalo morto, classificando-o como obstáculo. “O público se engana ao acreditar que o Grand National é um espetáculo esportivo, quando, na realidade, é um abuso de animais  que está em pé de igualdade com as touradas espanholas. Esta corrida não deve ter nenhum futuro em um país civilizado. A BBC merece condenação especial, é particularmente cruel e repugnante que um membro da sua equipe de comentaristas descreva os cavalos mortos como obstáculos”, diz Andrew Tyler, da Animal Aid.

Nota da Redação: As corridas de cavalo são cruéis e precisam acabar. Grande parte dos cavalos explorados para corridas são forçados a correr ainda muito jovens, antes mesmo de terem completado seu desenvolvimento ósseo. Eles são submetidos a treinos extenuantes e corridas frequentes, tomam anabolizantes para aumentar a “força” e tomam muitos analgésicos para suportar a dor. São duramente chicoteados durante a corrida e, quando não mais aguentam correr, são enviados para matadouros como recompensa pelos anos de exploração. Até mesmo cavalos campeões acabam em matadouros, um exemplo é Exceller, que ganhou para o seu explorador cerca de 1,7 milhão de dólares em corridas.

Fim às corridas de cavalos!

Você viu?

Ir para o topo