EnglishEspañolPortuguês

Voluntários ajudam a salvar várias espécies de animais durante incêndio

8 de abril de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Carlos Lima  (da Redação)

Foto: Reporter-Herald/Jenny Sparks

Robyn Trask e Jesus Garcia fugiram de um intenso incêndio que ocorreu a oeste de Masonville, nos EUA, no domingo (4), com os seus cavalos, cães, quatro gatos e nove pintinhos.

“Saímos de casa e nos perguntamos: para onde vamos?” disse Trask. Hotéis e abrigos estão fora de questão por causa dos diferentes animais.

A resposta? The Ranch.

Trask e Garcia estavam entre os que fugiram do incêndio em Crystal e que foram beneficiados ao usar as instalações do Larimer County Fairground.

Eles pegaram seu cavalo, Ghost, e o colocaram em um reboque e em seguida levaram os outros animais para a casa de um amigo.

“Esta foi uma dádiva de Deus”, disse Trask.

No auge da evacuação no domingo, 22 cavalos e três lhamas estavam sendo  cuidados nesta unidade do The Ranch por residentes, voluntários e funcionários do município.

Alguns destes animais foram evacuados por esses mesmos voluntários e especialistas da Larimer Humane Society , que abriu as suas instalações para abrigar também animais de pequeno porte.

Mais tarde, na segunda-feira, sete cachorros e quatro gatos permaneceram  no abrigo enquanto seus familiares estavam sendo tratados devido ao estresse causado pelo incêndio em Crystal na Buckhorn Canyon.

Outros animais resgatados foram alojados em pousadas e em casa de amigos.

Ann Nichols trabalhou durante quatro horas para resgatar 22 cavalos e duas mini-vacas de sua casa. Ela iniciou sua ação, chamando alguns amigos que tinham reboque de cavalo, por volta das 2h30min da manhã, e eles prontamente foram ajudar.

Estranhos também apareceram para ajudar.

Algumas pessoas que ela nem conhecia foram até lá com seus reboques e ajudaram a transportar até o último dos seus animais.

Quando ela olhou para o Buckhorn Road, Nichol conseguiu ver uma sequência de luzes dos reboques que se aproximavam – e isto é uma visão muito boa de ter durante um período estressante em que se necessita de ajuda.

Nove de seus cavalos foram para o The Ranch, enquanto os outros dois animais foram levados para propriedade de amigos.

Ela não se surpreendeu com a ajuda da comunidade, mas Nichol ficou encantado quando viu Kathy, James Chester e Kay Valerio limpando as instalações e estábulos na fazenda.

O trio não vive nesta comunidade e não possuem animais domésticos que necessitassem de resgate. Mas quando ouviram de um amigo que toda ajuda era necessária eles foram lá para ajudar.

E outras pessoas doaram feno e serragem para os estábulos.

Na tarde de segunda-feira, os cavalos de Nichol e Trask eram tudo o que restava no The Ranch. Os outros já haviam sido transferidos para outros locais.

Para Trask, durante uma época em que ninguém pode ter certeza do que o fogo poderia fazer, foi um alívio saber que Ghost estava seguro – e saber que naquelas instalações havia condições de receber os animais que ainda faltava evacuar, as suas ovelhas que deixou para trás.

Você viu?

Ir para o topo