EnglishEspañolPortuguês

Novela dá informações erradas sobre gatos e gravidez

6 de abril de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

No capítulo de ontem da novela Insensato Coração, a personagem grávida Carol divulgou informações equivocadas sobre toxoplasmose e gravidez.

Ao ver uma linda gatinha tricolor descansando no capô do carro, ela se recusa a pegar no animal. “Eu não posso nem chegar perto. A Sônia disse: eu corro o risco de pegar toxoplasmose. É perigoso!”, disse para a amiga.

Pura ignorância! Pra quem não sabe, segundo a ONG Projeto Esperança Animal (PEA), a única forma de se pegar toxoplasmose de um gato é comendo as fezes contaminadas dele. É mais fácil contrair a doença comendo carne mal cozida e vegetais mal lavados!

Em outra cena, o pai André pesquisa na Internet sobre a doença. Tomara que ele consiga achar informações sobre o mito da toxoplasmose e sobre a convivência perfeitamente saudável entre gatos e mulheres grávidas.

No capítulo de hoje, “André alerta Carol sobre alguns cuidados que ela precisa tomar em relação à gravidez”. Espero que ele cite estas medidas:

– Tomar água filtrada,

– Lavar frutas e verduras com cuidado,

– Cozinhar bem as carnes,

– Usar luvas para cuidar do jardim

– Usar luvas para limpar a caixa sanitária do gato diariamente

– Não dar comida crua para o bichano,

– Impedir que o peludo tenha acesso à rua.

Eu prefiro acreditar que, no capítulo de hoje, a novela mostre as informações corretas. Se isso acontecer, o erro será menor, pois quem vir apenas o capítulo de ontem e perder o de hoje ficará com um preconceito em relação aos gatos. Portanto, as duas cenas, se é que existirão, deveriam passar juntas, coladas uma na outra.

Eu acho que a melhor campanha para combater esse preconceito seria fazer uma exposição de fotos de mulheres grávidas ao lado dos seus gatinhos. O que acha? Você tem uma foto assim? Manda pra mim ([email protected]).

Quem quiser reclamar na Rede Globo, basta escrever em http://falecomaredeglobo.globo.com

Você viu?

Ir para o topo