EnglishEspañolPortuguês

Cidade de Ribeirão Preto (SP) estuda vetar carroça no trânsito

6 de abril de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

A Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), ao lado de ONGs de proteção animal, estuda criar uma lei para normatizar e talvez proibir o trânsito de carroças puxadas por cavalos e bois na zona urbana.

A legislação poderá estabelecer ainda normas para evitar que animais fiquem soltos nas ruas.

Em reunião à tarde, a prefeita Dárcy Vera (DEM), parte da equipe de governo e representantes das ONGs definiram os primeiros passos para a elaboração da lei.

Parte interessada no tema, os carroceiros serão ouvidos em audiência pública, “num segundo momento”, segundo o secretário da Casa Civil, Layr Luchesi Júnior.

A primeira etapa será a realização de um “diagnóstico” para identificar quantos animais de grande porte e carroceiros existem na zona urbana de Ribeirão Preto, além de mapear os locais onde são criados.

O levantamento deve ser finalizado dentro de 30 dias para nortear uma próxima reunião entre governo e ONGs, que ficou agendada para logo após esse período.

De acordo com a Prefeitura de Ribeirão e os representantes das entidades de proteção aos animais, medidas sociais para os carroceiros também serão tomadas.

“Vamos conhecer o perfil dessas pessoas, capacitá-los para que possam desenvolver outras atividades para garantir o seu ganha-pão”, disse Luchesi Júnior.

A presidente da AVA (Associação Vida Animal), Maria Cristina Dias, disse que o assunto será tratado de forma responsável. “Tem gente que acha que o pessoal que faz proteção animal é radical, mas não é assim. Nada será feito de forma radical.”

No ano passado, a Câmara convocou audiência pública com carroceiros, mas nenhum apareceu. Luchesi disse que, agora, equipes da prefeitura vão atuar para que isso não se repita.

Fonte: Jornal Floripa

Você viu?

Ir para o topo