EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga é finalmente resgatada de lago poluído no Vietnam

3 de abril de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
Tartaruga tem sérios problemas de saúde e já é uma centenária. Foto: AP

Na primeira tentativa de resgatar a tartaruga do poluído lago Hoan Kiem, no Vietnam, há cerca de um mês, o velho animal conseguiu escapar da rede. Desta vez, com cerca de 50 homens, três redes de tamanhos diferentes e duas horas de luta depois, foi finalmente possível resgatar a tartaruga gigante.

Foto: Reuters

Alguns dos socorristas nadaram ao lado do animal, escoltados por dois barcos, de forma a conduzi-lo a uma gaiola e transportá-lo até uma ilhota para ser avaliado o seu estado de saúde, conta o Malaysia News.

Resgate da tartaruga deu trabalho e exigiu até boias de contenção. Foto: reprodução Extra

“Este é um dos animais mais ameaçados do mundo e sabe-se muito pouco sobre eles”, explicou Tim McComark, do Programa Tartaruga Asiática, um grupo de pesquisa e conservação com sede em Hanoi. Os jornalistas locais têm escrito que a tartaruga-gigante-de-carapaça-mole (Rafetus Swinhoei), uma espécie altamente ameaçada e que pesa cerca de 200 quilos, tem sofrido ferimentos sucessivos na sequências dos ganchos utilizados na pesca.

O status que este animal tem no Vietnam deve-se mais à sua história e ao fato de viver no lago Hoan Kiem (Lago do Regresso da Espada), do que propriamente ao fato de ser uma espécie em extinção. “É muito importante em termos culturais”, acrescentou Tim McCormark.

Espécie chega a 250 quilos. Foto: Reuters

A todas as crianças em idade escolar é ensinado que, no século XV, o líder rebelde Le Loi usou uma espada mágica para expulsar os invasores chineses e fundou uma dinastia com o seu nome. Um dia, Le Loi, que acabou por se tornar imperador, foi andar de barco num lago. Durante o passeio, uma tartaruga tirou-lhe a espada mágica e levou-a para o fundo do lago para que possa ser utilizada sempre que o Vietnam precisar, assim reza a lenda.

A tartaruga raramente é vista à superficie, pelo que os seus avistamentos são são considerados auspiciosos. Contudo, nos últimos meses tem sido vista mais frequentemente, ao que tudo indica, devido a problemas de saúde. A sua situação chamou a atenção do governo de Hanói, que criou uma equipa especial para tratar do animal, adianta a agência de notícias do Vietnam.

McComark disse que o animal, que aparenta ter mais de 100 anos, é apenas uma das quatro tartarugas conhecidas desta espécie. Duas estão na China e a quarta vive numa outra zona do lago de Hanói.

Com informações de JN

Nota da Redação: A pesca, a ambição, a falta de consciência da humanidade é responsável pela quase extinção dessa espécie. Triste.

Você viu?

Ir para o topo