EnglishEspañolPortuguês

PF prende 11 pessoas durante operação contra tráfico de animais silvestres

1 de abril de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Federal (PF) predeu, na manhã desta quinta-feira (31), 11 pessoas suspeitas de tráfico de animais silvestres, incluindo espécies em extinção. Das prisões, sete foram efetuadas no Estado de São Paulo. Ao todo, foram expedidos 13 mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão.

Além de São Paulo, a quadrilha tem atuação em Mato Grosso do Sul e no Pará. Segundo a PF, as investigações tiveram início em outubro de 2010, após a polícia descobrir um grupo que traficava animais como arara-canindé, papagaios-verdadeiros, tucanos, pássaros-preto, coleiras-do-brejo. A estrutura organizacional da quadrilha – com logística de captura, transporte, cativeiro e revenda – impressionou a polícia.

Em 18 de novembro, a PF solicitou o auxílio da Polícia Militar Ambiental, que apreendeu 107 filhotes de aves silvestres em poder de quatro pessoas. Elas faziam o transporte dos animais capturados na região de Anaurilândia (MS) para Araras, no interior de SP. As prisões ocorreram em uma pousada às margens do rio Paraná.

Em janeiro deste ano, outros 47 filhotes de aves ameaçadas de extinção foram localizados. Eles estavam sendo transportadas por dois integrantes do grupo para um cativeiro localizado na cidade de Guarulhos, Grande SP.

Os presos deve ser indiciados com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/98) por tráfico de animais silvestres e maus-tratos contra animais (pena de 1 a 3 anos), além de formação de quadrilha (pena de 1 a 3 anos).

A ação, que conta com cerca de 70 policiais da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais e Contra o Patrimônio Histórico (DELEMAPH), da PF, recebeu o nome de Acamatanga, já que é por este nome que são conhecidos os papagaios-verdadeiros.

Fonte: Últim0 Segundo

Você viu?

Ir para o topo