EnglishEspañolPortuguês

Japão cria abrigos conjuntos para pessoas e animais

21 de março de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Marli Delucca  (da Redação)

Tsunami é uma palavra japonesa cujo significado é “onda de porto”. Para as estradas, construções e tudo o mais que esteja na frente de um tsunami, a destruição é quase certa.

A devastação criada pelo tsunami de 11 de março de 2011, na região nordeste do Japão, somente poderá ser amenizada com muita solidariedade e compaixão por todos os seres que sobreviveram à tragédia.

Desabrigados em Kesennuma, norte do Japão, estão sendo atendidos com seus animais. Foto: sem crédito.

Em muitas áreas atingidas foram criados abrigos mistos, onde as pessoas permanecem ao lado de seus animais. Apesar de estarem abrigados em segurança, a situação é muito dífícil para animais e pessoas.

A família e o cão comem juntos no abrigo. Foto: sem crédito

Alguns abrigos estão servindo apenas porções de arroz. A água está sendo racionada.

As pessoas estão dividindo sua comida e água com os seus animais. Foto: sem crédito

A tragédia parece ser compreendida por todos, inclusive os animais, que são alimentados com a porção de comida a qual cada família recebe diariamente e que divide com seus cachorros e/ou gatos. Até o dia 17 de março, cães e gatos só tinham recebido alimentação para humanos.

Mulher abraça seu cão. Foto: sem crédito

Muitos socorristas e protetores revelaram que estão conseguindo reunir os animais e seus tutores graças a identificação que eles tinham em suas coleiras. Uma grande parte de animais foi encontrada com um saco plástico com fecho preso a coleira, dentro dinheiro e um bilhete que pedia a pessoa que encontrasse o animal para devolvê-lo a sua família e que usasse o dinheiro para alimentá-lo e para o transporte.

Graças a identificação, muitos cães foram encontrados pelos tutores. Foto: sem crédito

Nas catástrofes naturais e em outras tragédias, os animais sempre são os últimos a serem lembrados pelas autoridades. Como as pessoas, eles precisam ser socorridos.

Mulher dorme em abrigo abraçada ao seu cão. Foto: sem crédito

Assista a um vídeo sobre os abrigos mistos no Japão:

Nota da Redação: Os animais são seres sencientes, sentem fome,  frio, tristeza e se solidarizam com a dor não só de outros animais, mas com a dor  humana. Solidarize-se você também, exija que o direito à vida dos animais seja respeitado. Os animais tem direitos, cabe a nós o dever de cobrá-los.

Você viu?

Ir para o topo