EnglishEspañolPortuguês

Homem que maltratou cavalo terá de prestar 15h de serviços comunitários em São Carlos (SP)

3 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Ele também foi acusado de socar uma mula; promotoria vai recorrer. Casos ocorreram em janeiro em São Carlos (SP)

Um carroceiro, de 33 anos, acusado de maltratar um cavalo e dar socos em uma mula, em São Carlos, a 232 km de São Paulo (SP), foi condenado, nesta quarta-feira (2), a prestar 15 horas de serviços comunitários para o município.

A audiência foi realizada no fórum criminal da cidade. Ainda não foi definido o tipo de serviço e quando ele começará a cumprir a punição. O promotor do Meio Ambiente, Marcos Roberto Funari, deve recorrer da decisão do juiz, mas não especificou o motivo.

O acusado se envolveu em dois casos de maus-tratos a animais. No primeiro, ele foi denunciado à Justiça pelo Departamento de Defesa e Controle Animal do município. O cavalo dele, que estava bastante debilitado, caiu e ficou estendido na Rua Totó Leite, na tarde do dia 11 de janeiro, até ser resgatado por agentes de trânsito, que precisaram da ajuda de um guincho para fazer o transporte. Segundo testemunhas, logo após o bicho cair, o carroceiro desceu da carroça e o chutou.

O cavalo estava sendo puxado com uma corda amarrada no pescoço. O animal não resistiu e morreu na madrugada do dia seguinte. O carroceiro foi multado em R$ 1,5 mil. De acordo com o diretor de departamento Gilverson Morais, dois veterinários constataram que a morte pode ter sido causada pela subnutrição e pelo esforço excessivo ao qual o cavalo era submetido.

O outro caso aconteceu no dia 26 de janeiro. O acusado foi levado para a delegacia depois da denúncia de um vizinho, que teria visto ele dar socos em uma mula. De acordo com a testemunha, o homem aparentava estar embriagado no momento da violência. A mula foi levada para o posto zootécnico.

Fonte: G1

Nota da Redação: A maldade, os maus-tratos compensam. A prestação de 15e horas de trabalho comunitário jamais compensarão a violência cometida pelo carroceiro contra o cavalo e a mula. Ele  cumprirá a determinação e certamente repetirá o comportamento agressivo com outros animais. As leis precisam mudar para que efetivamente a justiça seja feita.

Você viu?

Ir para o topo