EnglishEspañolPortuguês

Onça resgatada de atropelamento inicia fase de readaptação ao habitat

31 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Na foto, imagem da onça após o resgate, em 2009 (Foto: Clodoaldo de Silva/Agência BOM DIA)

Amanhã, dia 1ª de abril, às 10h, na sede da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, SP, responsáveis pelo Projeto Anhanguera falam sobre a fase final da reintegração monitorada da onça parda à natureza, ação inédita no país.

A história com final feliz do macho de onça-parda (Puma concolor) Anhanguera começa a ser escrita. Após ter sido acompanhado durante um ano e seis meses sob os cuidados da Associação Mata Ciliar, o Anhanguera começa a se readaptar ao seu habitat natural, nesta que é a última fase para seu total restabelecimento na natureza.

O Anhanguera foi atropelado na rodovia de mesmo nome em setembro de 2009. A onça foi resgatada e trazida à ONG Mata Ciliar, onde teve seu dente canino restaurado e ficou em recuperação durante um ano e três meses.

Em dezembro do ano passado, por meio de parcerias com as empresas CCR AutoBAn e Tetra Pak, a onça recebeu um rádiocolar e um microchip e ficou em um recinto fechado, em meio à floresta, no processo inédito no Brasil envolvendo uma suçuarana, denominado de ‘soft release’, que consiste em deixar o animal em um recinto monitoramento fotográfico 24 horas por dia monitorado em meio à mata fechada para que se readapte e possa voltar à natureza.

A coordenadora de fauna da Mata Ciliar, Dra. Cristina Harumi Adania, falará à imprensa sobre o todo o processo de reabilitação e soltura da onça, juntamente com Peter Crawshaw Jr, especialista em felinos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), órgão ambiental do governo federal.

Serviço:

Data: 1º de abril de 2011
Horário: 10h
Local: Associação Mata Ciliar Jundiaí – Av. Emílio Antonon, nº 1000. Chácara Aeroporto – Jundiaí –SP.
Telefone: (11) 4815-5777

Você viu?

Ir para o topo