EnglishEspañolPortuguês

300 aves silvestres e 12 marrecos são apreendidos na cidade de Sousa (PB)

29 de março de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Paraíba.com

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou na cidade de Sousa, na Paraíba, uma grande operação na tarde desta segunda-feira, dia 28 de março de 2011, que resultou em uma grande apreensão de aves e animais silvestres que estavam presos em cativeiros existentes em residências de exploradores  situados nas Zonas Rural e Urbana do Município.

O trabalho faz parte da operação “São José II” que foi deflagrada pelo IBAMA no sertão do Estado da Paraíba, acerca de 15 dias e já apreendeu cerca de 270 animais silvestres, e que tem a frente do comando o Analista Ambiental, Carlos Fernandes. Em Sousa, os trabalhos foram direcionados ao Distrito de São Gonçalo, onde na residência de uma pessoa de prenome Ivan foram apreendidas algumas aves, como também na comunidade do Bairro do Alto do Cruzeiro, onde o professor Severino Leandro e vários comerciantes foram detidos e autuados em flagrante por prática de crime contra o meio ambiente e cada um terá que desembolsar 500 reais em dinheiro por animal apreendido, em um dos casos, um dos criadores recebeu um multa de 70 mil reais.

O Chefe Substituto do Escritório Regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis na cidade de Sousa, o Analista Fábio Andrade Diniz, informou à imprensa que a operação tem o objetivo de apreender na Cidade mais de 300 animais e aves que estão em cativeiros, o que por lei trata-se de crime. Além das apreensões verificadas em São Gonçalo e no Alto do Cruzeiro, o que mais chamou a atenção dos representantes do IBAMA foi a ousadia de alguns dos criadores, pois, os fiscais apreenderam em uma residência localizada a menos de 100 metros da Sede do Órgão, 12 marrecos.

Entre os animais e aves apreendidos se encontra uma Asa Branca, que por sinal está em extinção, além de papagaios, sabiá, concriz ou canção com alguns chamam, marrecos, rolinhas, juritis, galos de campinas, golinhas, macaco prego, sofreu, entre outros.

Todos os animais e aves que foram apreendidos na Cidade de Sousa serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, que fica na Floresta da Restinga no Município de Cabedelo-Pb, para serem examinados e em seguida devolvidos à natureza.

Vale salientar que, de acordo com a Lei 9605/98 através do Decreto de Lei 6514/2008, o criador de animal silvestre esta sujeito a multa administrativa do IBAMA de R$ 500,00 por indivíduo de espécie que esteja fora da lista ou ameaçado de extinção, R$ 5.000,00 reais por aqueles que constam na lista de extinção do órgão, além das multas, e ainda terá que responder processo administrativo do IBAMA. O infrator também responde, junto a Justiça Federal, por crime ambiental, onde de acordo com a Lei, serão aplicadas outras multas e penalidades que variam de prestação de serviço a prisão em regime fechado (cadeia).

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, esclarece que está aberto para as pessoas que queiram denunciar qualquer tipo de crime ambiental, que não é preciso se identificar, bastando apenas ligar para os telefones do IBAMA de Sousa – 0800.618080 ou 3522-3976, ou podem se dirigir a Sede do mesmo, que fica localizado as margens da BR 230, próximo ao IFET, antiga Escola Agrotécnica Federal de Sousa que terão os nomes preservados.

As operações terão continuidades a partir de amanhã em outras cidades do Sertão da Paraíba.

Fonte: Paraíba.com

Você viu?

Ir para o topo