Pássaros são feridos e mortos por cerol em linhas de pipa no Rio


Na foto, um dos pássaros que passam por reabilitação na clínica (Imagem: Reprodução/G1)

Um perigo ameaça os pássaros nos céus do Rio de Janeiro. As linhas de pipa com cerol têm causado ferimentos e mortes das aves. Animais atingidos são tratados por veterinários de uma clínica mantida por uma universidade particular, em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio.

A clínica recebe cerca de 80 animais por mês, que sofreram algum tipo de lesão, seja por acidente ou por maus-tratos. Mas um tipo de ferimento vem chamando a atenção: aves de diferentes espécies são levadas com cortes profundos, todas elas atingidas pela linha de pipa com cerol. Somente no mês de janeiro deste ano, foram mais de 20.

Do alto não dá para perceber, mas o cerol – feito à base de vidro moído e cola – continua sendo usado. Como a linha fica transparente, os pássaros não conseguem desviar.

“Muitos deles morrem. O que chega para a gente foi o que, na realidade, acabou sobrevivendo à queda e à lesão imediata. Muitas vezes pode cortar a asa inteira, ou até pode cortar o animal ao meio”, explica o veterinário Jeferson Pires.

Linha chilena

Além do cerol, um outro material, conhecido como linha chilena, também provoca a morte das aves. Para evitar novas vítimas, o veterinário ressalta que o importante é acabar com a linha de cerol.

“O ideal seria que as pessoas não soltassem pipa com cerol, que as pessoas tivessem consciência do problema que esse tipo de coisa pode provocar não somente em animais. mas também em humanos”, disse ele.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

GOIÂNIA (GO)

MÉXICO

ACIDENTE

AMOR

EMPATIA

AMOR

CRUELDADE

CHINA

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>