EnglishEspañolPortuguês

Tutores são transferidos por prefeitura e animais ficam para trás no RS

26 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Natasha Valenti
[email protected]

Viemos divulgar o descaso que foi capa do jornal de Caxias do Sul (RS)

Estamos indignados porque há 12 anos lutamos pelos animais da cidade para ver a Universidade de Caxias do Sul e a prefeitura incentivar o abandono?

Temos uma ótima parceria com o atual governo que muito nos apóia, criou um comitê para discutir a causa animal, incentivará educação nas escolas municipais sobre tutela responsável, cancelou a construção de um CCZ que incentivaria mais o abandono, está castrando mensalmente 700 animais com microchip gratuitamente nos bairros da cidade além de nos ceder verba municipal mensal para ajudar manter os 1800 animais que abrigamos em nossa chácara.

Tudo isto é maravilhoso, mas não é a primeira vez que recebemos denúncias de que quando pessoas são transferidas para novos loteamentos, são incentivadas a abandonar seus animais. Em um dos relatos, o próprio frete da Secretaria de Habitação, que transportava a mudança dos moradores gratuitamente, proibia que os animais pudessem ser levados no caminhão. São pessoas humildes que não possuem carro. Resultado: uma enorme quantidade de cães e gatos abandonados no bairro.

A lei federal 4591/64 proíbe proibir animais em condomínios, mesmo que a convenção diga que sim! É direito de todos, desde que donos do imóvel de morar com seu animal. Há jurisprudência e esperamos que mais pessoas lutem pelos seus direitos de manterem seus animais! Mesmo que a Prefeitura seja a proprietária, ela pode permitir sim a vinda dos animais.

A coordenadora da UCS alega que os próprios moradores pediram que a convenção proibisse os animais, mas faltou bom senso de instruir que existe esta lei e que as pessoas poderiam sim levar seus bichinhos para o novo local. E segundo relatos na própria reportagem, não são todos os moradores que querem esta decisão.

Em nenhum momento fomos procurados pela UCS ou Prefeitura para instruções ou parcerias como, por exemplo, divulgar a adoção destes cães ou conversar com os moradores.

São 1800 animais na chácara, dezenas de milhares nas ruas, preconceito contra vira-latas e contra a adoção, o que acontecerá com estes animais???

Agradecemos a ajuda na divulgação deste fato!Um abraço

Natasha Oselame Valenti
Diretora de Marketing da Soama
www.soama.org.br
Caxias do Sul-RS

Você viu?

Ir para o topo