EnglishEspañolPortuguês

Indústria de bebidas alcoólicas se irrita com charge em protesto à caça de focas

26 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Karina Ramos  (da Redação)

O uso de um desenho por parte de um grupo de defensores de animais para protestar contra a caça anual de focas no Canadá causou uma briga com uma gigante da indústria de bebidas alcoólicas. A matriz da empresa do whisky Canadian Club enviou uma carta à PETA exigindo que desistisse de divulgar sua campanha online contra a marca de bebidas.

No desenho da PETA, a foca faz um pedido: “Qualquer coisa, desde que não seja um Canadian Club”. (Imagem: PETA)

Segundo informações divulgadas pelo jornal Daily News, a PETA recentemente lançou um desenho em que aparece uma foca em um bar dizendo ao atendente: “Qualquer coisa, desde que não seja um Canadian Club”.

Funcionários da Beam Global Wine & Spirits disseram que irão requerer uma intervenção judicial se a PETA não retirar o anúncio. O vice-presidente da marca, Kenton Rose, disse que a publicação da PETA causou a degradação da imagem da empresa e que a marca terá sua imagem e seu comércio prejudicados.

“Para ser claro, Jim Beam e Canadian Club não tomam posição alguma em relação à posição da PETA com relação à política canadense de tratamento às focas. Nosso interesse é apenas proteger nossos importantes direitos de propriedade intelectual.”

Em uma resposta por escrito enviada recentemente, a PETA concordou em retirar o anúncio e destruir os cartões-postais em que aparecia um caçador golpeando uma foca.

Jeffrey Kerr, advogado da PETA, disse que o anúncio era uma “paródia óbvia” para chamar a atenção para a caça às focas. “É difícil não querer uma bebida pesada quando se contempla a carnificina”, disse Jeffrey.

A caça anual patrocinada pelo governo canadense começou nesta semana à medida que bandos de caçadores rumavam em direção à Newfoundland e à ponta norte de Labrador com a intenção de matar 60.000 focas.

Jeffrey disse que ficava feliz ao saber que o Club Canadian não se opunha ao protesto da PETA e fez um convite para que se juntassem a eles. Ele ainda acrescentou: “Jim Beam poderia se levantar e dizer: ‘vamos fazer um brinde ao fim do assassinato das focas’”.

Você viu?

Ir para o topo