Senadora defende a inclusão de veterinários em núcleo de saúde da família


Senadora concorda com apelo da classe veterinária. Foto: Moreira Mariz

Em discurso nesta quinta-feira (24), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) anunciou seu apoio à demanda dos médicos veterinários pela inclusão de um profissional da categoria no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), estratégia do Ministério da Saúde para atenção básica à saúde da população.

O Nasf, explicou a senadora, atende a população em diversas especialidades, como assistência social, nutrição, psicologia, pediatria, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia, educadores físicos, além de práticas complementares, como fitoterapia e acupuntura, mas não conta com um médico veterinário, profissional a seu ver essencial para colocar em pratica o conceito de que, para as doenças, não há separação entre o homem, os animais e o meio ambiente.

Essa abordagem faz parte de estratégia chamada “Um Mundo, Uma Saúde”, elaborada por quatro organismos internacionais: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Para Gleisi, em 2011, ano em que a profissão de médico veterinário celebra 250 anos de existência, seria uma justa homenagem atendê-los nessa demanda, que, a seu ver, significa dotar de melhores possibilidades de atendimento a sociedade brasileira.

Fonte: Agência Senado


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ

DOR E SOFRIMENTO

DESUMANIDADE

AGRESSÃO BRUTAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>