EnglishEspañolPortuguês

Leoa cuida de companheiro doente até sua morte

25 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
A união do casal já durava 21 anos. Foto: Reprodução
Shiba, uma leoa de Pittsburgh, nos Estados Unidos, ficou ao lado do companheiro, até os últimos dias da vida dele. O leão africano conhecido como Juma, vivia no local desde 1990 e precisou ser sacrificado por conta de doenças relacionadas à idade, incluindo a demência felina.

“Seus tratadores tentaram encorajá-lo a comer, dando-lhe a sua comida favorita. Mas sabíamos que, apesar de tudo o que estavam fazendo, sua qualidade de vida continuava piorando”, disse a Dra. Stephanie James, diretora de saúde animal da instituição, ao site do tablóide Daily Mail.

Segundo os tratadores, Shiba percebeu que o companheiro não estava bem. Foto: Reprodução

Shiba e Juma passaram a vida inteira juntos. E quando a artrite começou a impedir o rei da floresta de pular para a plataforma da jaula, ela o acompanhava até a cama de palha preparada pela administração do parque.

“Dias antes de morrer, Shiba passou horas cuidando dele e fez questão de ficar perto do amado o tempo todo”, revelou Kathy Suthard, tratadora. Segundo a profissional, a leoa já havia percebido que Juma não estava se sentindo bem.

O maior desafio de Shiba agora é voltar à rotina, o que, de acordo com os tratadores, está acontecendo aos poucos.

Juma chegou a Pittsburgh em 1990. Foto: Reprodução
Debilitado, o animal precisou ser sacrificado. Foto: Reprodução

Fonte: Globo

Nota da Redação: Companheiros por 21 anos no triste ambiente do confinamento.

Você viu?

Ir para o topo