EnglishEspañolPortuguês

Cão é encontrado com patas amarradas em Piracicaba (SP)

25 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Animal foi encontrado na avenida Alberto Vollet Sachs, na região do bairro Jardim Brasília. CCZ pede colaboração com denúncias

Um cão da raça pit bull foi abandonado na manhã de ontem (24), em frente à avenida Alberto Vollet Sachs, a cerca de 100 metros do viaduto da rodovia Luiz de Queiróz, em Piracicaba (SP). Encontrado a partir de denúncia de uma moradora, o animal estava com as patas amarradas com tiras de borracha. O cão é um macho, amarelo, que aparenta ter entre quatro e cinco anos. No ano passado, o Canil Municipal registrou 47 ocorrências sobre maus-tratos a cães e gatos. Este ano, somente no primeiro trimestre, já foram feitas mais de 50 denúncias.

Pitbull encontrado em beira de córrego com as patas amarradas

O recolhimento do cão foi feito por uma médica veterinária do canil, que constatou o “sofrimento do animal dentro do córrego, com parte do corpo imerso na água”, disse Eliane Carvalho e Silva, médica veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Ontem, após ser recolhido, o animal deu entrada no canil, onde passou por avaliação veterinária, desinfecção e curativos das lesões. Foram administrados medicamentos e “ele está só, em uma baia, onde permanecerá para observação e tratamento”.

O animal fica sob a guarda do canil até ser castrado, chipado e colocado para adoção. A investigação sobre o responsável pelo abandono e maus-tratos está sendo feita. “Devido aos maus-tratos e estresse, o animal demonstra-se apático, cansado e ao entrar na baia bebeu muita água, mas não comeu ração”, afirmou Eliane. Segundo a médica veterinária, o aumento no número de denúncias deste ano é um fator positivo e que colabora para que sejam encontrados mais animais. “Isso é excelente. Já que nos ajuda a apurar e investigar um maior número de casos de abuso”, observou.

Recebendo tratamento em canil do CCZ

“Fazemos um apelo às pessoas que tiverem alguma informação sobre esse crime de maus-tratos. Liguem no 156 – Serviço de Informação à População (SIP) – ou procurem uma delegacia; a infração cometida é considerada gravíssima no Decreto Municipal 13.963, de 14/01/2011, e precisa ser investigada e apurada”, disse.

Feira

O CCZ realiza amanhã mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos na praça municipal José Bonifácio, das 10 às 14 horas. Por mês, mais de 80 animais são encaminhados para adoção.

Ferimentos causados por cinta de borracha

Fonte: Tribuna TP

Você viu?

Ir para o topo