EnglishEspañolPortuguês

Cheia no Pantanal provoca morte de peixes

24 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Na região de Corumbá, o major da PMA (Polícia Militar Ambiental), César Freitas, diz que é impossível calcular a quantidade de peixes mortos e que o prejuízo é incalculável.

“Nossa equipe registrou uma faixa de 2 quilômetros de espécies mortas ou que estão na superfície em busca de oxigênio”, relatou o capitão. “A decoada está surpreendendo. Geralmente durante apenas três dias”, completa.

Arraias foram encontrados mortos com a decoada.

Entre as espécies mortas, é possível identificar algumas como armal, jaú, dourado, pintado, cachorra e arraias. O major da PMA de Corumbá acredita que mais peixes ainda devam morrer com a cheia na região.

Agora, a preocupação da corporação é a pesca, já que as espécies estão vulneráveis. Os policiais têm realizado fiscalizações constantes, pois, com os peixes na superfície, os pescadores tendem a descumprir a legislação ambiental.

Exemplares de arraia foram encontrados mortos com a decoada. Desde que foi registrada a morte de peixes pela decoada, a PMA autuou 15 pessoas. O valor das multas aplicado até agora somou R$ 16,2 mil.

Além disso, segundo balanço divulgado pela Polícia, foram apreendidos 283 quilos de pescados das espécies pacu, pintado, cachara, jaú e barbado; oito barcos de alumínio; nove motores de popa; dois barcos de madeira; um veículo; seis varas de bambu com garatéias (três anzóis fixados um no outro) e três varas de bambu com arpões.

Decoada provocou morte de mil toneladas de peixe no Rio Negro em janeiro. Foto: O Pantaneiro

No fim de janeiro, cerca de mil toneladas de peixes morreram por conta da decoada no Rio Negro, em Aquidauana.

O fenômeno é comum na região do Pantanal. Na decoada, a vegetação local entra em decomposição na seca. Com a chegada da cheia, esse material orgânico, junto com a água em alta temperatura, contribui para diminuir o oxigênio, forçando os peixes a subir à superfície.

Fonte: Anastácio Notícias

Você viu?

Ir para o topo